Avon comemora cinco anos de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil

Centro de inovação nacional da Avon é responsável por mais de 290 formulações de itens de perfumaria, moda & casa, higiene pessoal, cuidados com o corpo e linhas infantis

A Avon comemora cinco anos da inauguração do seu Laboratório de Inovação no Brasil. Criado em 2017 na fábrica da empresa em Interlagos, São Paulo (SP), o Laboratório nasceu como um hub integrado de pesquisa & desenvolvimento ao Centro de Inovação da Avon em Suffern, nos Estados Unidos, com o objetivo inicial de produzir fórmulas para itens de perfumaria e higiene pessoal em todo o mundo.

Em 2019, o laboratório passou a desenvolver produtos para o mercado brasileiro e, mais recentemente, para toda a América Latina, visando atender de forma mais ágil e eficiente as necessidades regionais. Durante estes 5 anos de atuação, já foram desenvolvidas no local 292 fórmulas para itens de perfumaria, higiene pessoal, linhas infantis e cuidados para o corpo.

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Inovação e olhar local

Entre os diferenciais do laboratório brasileiro está a equipe de pesquisa e desenvolvimento local, que favorece a criação de produtos voltados para as preferências nacionais, considerando fatores como a diversidade de peles, cabelos, regionalismos, preferências sensoriais, clima e rituais de beleza.

“No Brasil, por exemplo, há uma alta penetração de sabonetes em barra, enquanto no resto do mundo a preferência é pelos líquidos. Além disso, 56% da população brasileira se declara preta ou parda, de acordo com o IBGE, o que resultada em demandas diferentes do mercado europeu e asiático. Todas essas peculiaridades são importantes diferenciais para que os produtos atendam às necessidades do nosso público de forma personalizada”, explica Cesar Tadashi, diretor executivo de R&D da Avon.

Produtos desenvolvidos no laboratório da Avon do Brasil

Como exemplo de formulações desenvolvidas pela equipe brasileira está a fórmula da loção corporal da linha Encanto, lançada em 2019. A ideia foi adaptar o produto ao perfil sensorial dos consumidores do País e, consequentemente, melhorar a sua experiência de uso, além de otimizar a sua composição e custo, que permitiu inclusão de plástico reciclado na composição da embalagem.

Outro caso é a nova fórmula de desodorante em creme, lançada em 2021 com o intuito de substituir o formato creme em pote, que tem baixa penetração entre brasileiros, bem como aprimorar a proteção do produto contra transpiração e mau odor, além do seu sensorial.

O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil também proporcionou um lançamento deste ano: a nova tintura capilar semipermanente nas cores roxo, rosa e azul, cuja fórmula e conceito foram totalmente desenvolvidas no Brasil. A ideia é atender à tendência entre adolescentes e jovens que costumam colorir os cabelos temporariamente.

Ter uma estrutura brasileira também contribui para uma comunicação mais assertiva com Representantes da Beleza da marca, consumidores e equipes de marketing, qualidade e cadeia de suprimentos localizados no país. A pesquisa Ganhos Mensuráveis, realizada em 2021 pela Ipsos em parceria com a Avon, identificou, inclusive, que 69% da força de vendas da marca no Brasil decidiu iniciar o trabalho de revenda com a companhia justamente por gostar dos produtos da empresa.

“Com esse conhecimento do mercado brasileiro, conseguimos contribuir com o desenvolvimento de produtos em Suffern, tornando o trabalho de inovação global ainda mais relevante para os brasileiros, além mostrar a importância da ciência e da tecnologia para a Avon tanto para nossas Representantes, quanto para nosso público consumidor do Brasil”, complementa Tadashi.

 

 

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