VLI otimiza embarques e desembarques no porto do Pecém
Speed é a tecnologia implementada pela VLI no porto do Pecém que otimiza embarques e desembarques.A VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, utiliza a inovação como um caminho para transformar a logística do Brasil. Focada em otimizar os processos nas atividades portuárias, desenvolveu o Speed (Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios), uma ferramenta dedicada que promove maior eficiência nas operações de carga e descarga dos navios.
O software é capaz de planejar, simular cenários mais ágeis e proporcionar uma melhor utilização de recursos operacionais, respeitando os limites de estabilidade da embarcação. Desenvolvido pela área de Tecnologia de Informação e Logística Digital da VLI, o Speed possibilita executar as operações de embarque e desembarque de forma mais eficiente, explorando toda a capacidade operacional da empresa. O software já é usado nas operações da empresa no Porto do Pecém.
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O Speed utiliza dados de engenharia naval de cada modelo de navio para realizar os cálculos, simulações e propor planos otimizados, mais aderentes à estratégia e capacidade operacional do porto, que garantem a estabilidade da mesma forma que os sistemas dos navios. “Com a iniciativa, a VLI passa a ser pioneira em propor planos de desembarque considerando a capacidade operacional dos portos e os interesses dos clientes, garantindo a estabilidade e segurança dos navios de forma personalizada para cada embarcação”, afirma Cláudio Xavier, líder de Transformação Digital da VLI e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Speed.
Maycon Lira, analista operacional da VLI no Porto do Pecém, explica que, antes do Speed, o plano de desembarque de navios era feito exclusivamente pelo capitão e com foco exclusivo na estabilidade do navio, sem preocupação com o tempo necessário para a conclusão do desembarque. “Além dessas restrições e dificuldades, o tempo gasto com negociações junto aos capitães para adequações no plano, quantidade de passadas e troca de porões excessivas, impactavam diretamente o tempo de operação, a performance e taxa comercial.”
A expectativa é de que a iniciativa seja replicada para todos os terminais portuários onde a empresa atua. Dois deles, o Terminal de Produtos Diversos (TPD) e o Terminal Portuário de São Luís (TPSL), já estão em fase de implementação. “Desde o início havia a preocupação em garantir que a solução fosse desenvolvida pensando na replicação para outros portos da companhia, na possibilidade de se tornar um novo negócio e ser aplicado em operações portuárias do mercado.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
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