Apple Watch no tornozelo? Entenda trend do TikTok e o que diz a Apple
Uma nova tendência tem chamado atenção: alguns usuários estão usando o Apple Watch no tornozelo, buscando mais precisão ou conforto em suas medições
Os smartwatches são extremamente útil como um aliado da saúde, coletando diversos dados sobre as atividades simultaneamente. No entanto, uma tendência curiosa tem chamado atenção: alguns usuários preferem usar o acessório em um local incomum, no tornozelo.
Para destacar essa prática, o New York Times relatou casos de pessoas que se exercitam com o Apple Watch e outros dispositivos vestíveis presos ao tornozelo. Para alguns, essa escolha foi uma necessidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ana Espinal, influenciadora que abordou o assunto no TikTok, é uma das pessoas que aderiram à tendência. Em um vídeo, ela explicou que seus pulsos eram muito pequenos, o que fazia com que o relógio ficasse constantemente frouxo, dificultando a leitura da frequência cardíaca.
Em vez de optar por uma pulseira que ajustasse melhor o relógio ao pulso, ela encontrou uma comunidade de pessoas que usavam o dispositivo nos tornozelos. Isso a levou a comprar uma pulseira de velcro, e a nova posição funcionou perfeitamente para ela.
Apple Watch no tornozelo: quais os motivos da tendência?
Embora pulsos pequenos possam dificultar o uso adequado da pulseira, outras pessoas adotam essa prática por diferentes razões. Por exemplo, condições de pele e tatuagens no pulso podem interferir na luz que passa pela pele, afetando a leitura dos sensores.
Jesus abraçando: CONFIRA como fazer a trend que viralizou nas redes sociais
Além disso, há profissionais que não podem usar acessórios no pulso durante o trabalho, como cirurgiões e pessoas que atuam em ambientes estéreis.
Outra categoria de usuários acredita que mudar a posição do relógio pode proporcionar maior precisão em seus treinos. Isso ocorre porque, em certas situações com o braço estático, como durante passeios empurrando um carrinho de bebê, o movimento do braço pode comprometer a exatidão das medições.
Apple Watch no tornozelo: o que diz o suporte da Apple?
Apesar dos benefícios apontados, grande parte dos usuários ainda prefere utilizar o relógio no pulso. O suporte da Apple afirma que os recursos do Apple Watch são projetados especificamente para detectar parâmetros como o fluxo sanguíneo no pulso.
Como a composição biológica do pulso e do tornozelo não é exatamente a mesma, os dados coletados podem apresentar diferenças.
De Asoka Makeup a Divertidamente: VEJA as principais trends de 2024
A Apple também recomenda que usuários que enfrentam dificuldades na leitura da frequência cardíaca devido a tatuagens, exercícios em clima frio ou outras condições experimentem o uso de uma cinta peitoral Bluetooth para obter medições mais precisas.
Outro fator a considerar é que o uso do relógio no tornozelo tende a ser temporário, ao contrário do uso contínuo no pulso.
Além disso, a dificuldade de visualizar a tela do Apple Watch quando preso ao tornozelo e a aparência semelhante a uma tornozeleira eletrônica são aspectos que tornam essa prática pouco prática para muitos usuários.