Spotify Wrapped: retrospectiva já tem data para ser liberada; confira
O Spotify Wrapped 2024 chega trazendo uma retrospectiva musical personalizada e novos recursos para conectar usuários e suas músicas favoritasMuito aguardado pelos seus ouvintes, o Spotify Wrapped 2024, a retrospectiva anual da plataforma de música, já tem data para ser disponibilizado. O Spotify anunciou que o lançamento ocorrerá nesta quarta-feira, 4 de dezembro (04/12).
Desde sua estreia em 2016, o Spotify Wrapped tem sido um sucesso, apresentando um resumo musical personalizado do ano para cada usuário. Com gráficos e imagens, os ouvintes podem descobrir seus artistas e músicas mais ouvidos, além de outros dados interessantes sobre suas preferências musicais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Spotify Brasil: Artistas brasileiras crescem 252% em cinco anos; SAIBA MAIS
Em 2024, o evento promete uma experiência “mais rica”, com novas formas de conectar o público à plataforma de maneira mais pessoal, segundo informações do site do Spotify. Em 2023, mais de 200 milhões de ouvintes interagiram com o conteúdo do Spotify Wrapped.
Spotify Wrapped: como acessar?
Para acessar o Spotify Wrapped, basta abrir o aplicativo durante o período de lançamento (quarta-feira, 4 de dezembro). Normalmente, há um destaque na página inicial ou uma notificação que direciona o usuário para sua retrospectiva personalizada.
Além de conferir as estatísticas, é possível compartilhar o resumo nas redes sociais, celebrando o ano musical com amigos e seguidores.
Spotify lucra menos que o esperado no 3º trimestre, mas agrada com número de usuários; CONFIRA
Vale lembrar que é necessário ter a versão mais recente do aplicativo para acessar o Spotify Wrapped. Caso o usuário não tenha atualizado o app, não será possível visualizar as informações anuais da conta.
Em um comunicado à imprensa, o Spotify destacou: “Se seu telefone não estiver configurado para atualizar o aplicativo automaticamente e você não o atualiza manualmente há algum tempo, pode estar perdendo alguns recursos muito interessantes.”
Spotify Wrapped: o que é?
A ideia por trás do Spotify Wrapped surgiu em 2015, quando a plataforma lançou o recurso Year in Music, que permitia aos usuários conferir os artistas e músicas mais ouvidos nos últimos 365 dias.
O recurso compartilhava muitos dos mesmos dados que o Wrapped oferece atualmente, como as músicas mais reproduzidas e o total de horas de audição.
Em 2018, o Spotify incluiu informações sobre os signos astrológicos dos artistas mais ouvidos pelos usuários. Já em 2019, o Wrapped adotou o formato de Stories no Instagram, facilitando o compartilhamento do histórico de audição nas redes sociais.
Em 2020, a plataforma passou a incluir dados de audição de podcasts. No Wrapped de 2023, os ouvintes receberam uma “Cidade Sonora”, conectando seus gêneros e artistas favoritos a uma cidade fictícia inspirada nas suas preferências musicais.
Spotify Wrapped: quando os dados são coletados?
Apesar dos rumores de que o Spotify Wrapped coleta dados apenas entre 1º de janeiro e 31 de outubro, a plataforma confirmou recentemente que o rastreamento continua após o Halloween.
Após comentários de usuários brincando que o prazo para manipular seus dados de reprodução terminaria no dia 31 de outubro, o Spotify usou o X (antigo Twitter) para esclarecer a questão. Com uma imagem de Halloween exibindo uma abóbora cheia de doces, a plataforma afirmou: “O Spotify Wrapped não para de contar em 31 de outubro.”