Spotify Wrapped: retrospectiva já está disponível; veja como acessar
O Spotify Wrapped 2024 chega trazendo uma retrospectiva musical personalizada e novos recursos para conectar usuários e suas músicas favoritasMuito aguardado pelos seus ouvintes, o Spotify Wrapped 2024, a retrospectiva anual da plataforma de música, já está pode ser acessado! O lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 4 de dezembro (04/12).
Desde sua estreia em 2016, o Spotify Wrapped tem sido um sucesso, apresentando um resumo musical personalizado do ano para cada usuário.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com gráficos e imagens, os ouvintes podem descobrir seus artistas e músicas mais ouvidos, além de outros dados interessantes sobre suas preferências musicais.
Spotify Brasil: Artistas brasileiras crescem 252% em cinco anos; SAIBA MAIS
Em 2023, mais de 200 milhões de ouvintes interagiram com o conteúdo do Spotify Wrapped. Veja como acessar e mais sobre a retrospectiva.
Spotify Wrapped: como acessar?
Para acessar o Spotify Wrapped, basta abrir o aplicativo atualizado e procurar o destaque "retrospectiva" no topo da página inicial. É possível também por meio do site da plataforma que disponibiliza um QR code e um botão que direciona os usuários para a página do aplicativo.
Além de conferir as estatísticas, é possível compartilhar o resumo nas redes sociais, celebrando o ano musical com amigos e seguidores.
Spotify lucra menos que o esperado no 3º trimestre, mas agrada com número de usuários; CONFIRA
Vale lembrar que é necessário ter a versão mais recente do aplicativo para acessar o Spotify Wrapped. Caso o usuário não tenha atualizado o app, não será possível visualizar as informações anuais da conta.
Em um comunicado à imprensa, o Spotify destacou: “Se seu telefone não estiver configurado para atualizar o aplicativo automaticamente e você não o atualiza manualmente há algum tempo, pode estar perdendo alguns recursos muito interessantes.”
Veja passo a passo:
- Acesse o site do Spotify ou o aplicativo
- Faça o login na sua conta
- Procure a opção "retrospectiva" e clique para acessá-la
- Acompanhe a apresentação personalizada
- Salve sua playlist
- Compartilhe seu Spotify Wrapped nas redes sociais
Spotify Wrapped: o que é?
A ideia por trás do Spotify Wrapped surgiu em 2015, quando a plataforma lançou o recurso Year in Music, que permitia aos usuários conferir os artistas e músicas mais ouvidos nos últimos 365 dias.
O recurso compartilhava muitos dos mesmos dados que o Wrapped oferece atualmente, como as músicas mais reproduzidas e o total de horas de audição.
Em 2018, o Spotify incluiu informações sobre os signos astrológicos dos artistas mais ouvidos pelos usuários. Já em 2019, o Wrapped adotou o formato de Stories no Instagram, facilitando o compartilhamento do histórico de audição nas redes sociais.
Em 2020, a plataforma passou a incluir dados de audição de podcasts. No Wrapped de 2023, os ouvintes receberam uma “Cidade Sonora”, conectando seus gêneros e artistas favoritos a uma cidade fictícia inspirada nas suas preferências musicais.
Spotify Wrapped: quando os dados são coletados?
O Spotify utilizava os dados até 15 de novembro de cada ano para montar os números dos seus usuários. Mas, em 2024, o prazo foi estendido para 20 de novembro.
Essa mudança está relacionada ao comunicado aos artistas sobre o prazo de envio de vídeos curtos para os fãs que são ouvintes assíduos. (colaborou Évila Silveira)
*Matéria atualizada em 4/12 às 10h