iPhone 16: país proíbe uso e venda de produtos da Apple; entenda
O governo da Indonésia proibiu a venda e uso do iPhone 16 e demais produtos da Apple devido a promessas de investimento não cumpridas pela empresa
16:04 | Out. 28, 2024
Na onda de banimentos controversos, o governo da Indonésia decretou a proibição não apenas do recém-lançado iPhone 16, mas de todos os produtos inéditos produzidos pela Apple em seu território nacional. A decisão foi tomada devido a promessas de investimento não cumpridas pela empresa.
Empresa cria pet tecnológico com IA para apoio emocional de pessoas; CONFIRA
O ministro da Indústria, Agus Gumiwang Kartasasmita, teria dito à mídia local na semana passada que o mais recente aparelho da Apple não foi aprovado para uso na Indonésia e que é “ilegal” para uso ou importação.
O ministro citou as promessas não cumpridas da Apple de investir na Indonésia e o não cumprimento dos requisitos para componentes produzidos localmente como motivos para a proibição. A política visa proteger os fabricantes nacionais e atrair investimentos estrangeiros.
iPhone 16 banido na Indonésia: proibição na quarta maior população do mundo
Um relatório cita números do Ministério da Indústria, mostrando que a Indonésia tem 354 milhões de celulares ativos, enquanto a população do país é de cerca de 280 milhões. Desde o lançamento do iPhone 16, em setembro, cerca de 9 mil unidades desse modelo entraram na Indonésia por meio de bagagem de passageiros.
“Esses telefones entraram legalmente, mas serão ilegais se comercializados na Indonésia”, informou o ministério.
X muda termos de uso e utilizará dados para alimentar IA; ENTENDA
O governo afirma que a Apple prometeu um investimento de 108 milhões de dólares, mas, até agora, investiu apenas 94 milhões. O ministério destacou que os investimentos da Apple na Indonésia são relativamente pequenos em comparação com suas vendas no país.
iPhone 16 banido na Indonésia: restrição apenas ao modelo mais atual
Os produtos mais antigos da Apple ainda podem ser vendidos na Indonésia, e visitantes com o iPhone 16 podem usá-lo como dispositivo pessoal.
Curiosamente, a proibição vai além de simplesmente barrar a importação do dispositivo, tornando ilegal a posse e o uso de um iPhone 16 no país. O ministro da Indústria, Gumiwang Kartasasmita, deixou essa distinção clara em sua declaração.
“Se houver um iPhone 16 que funcione na Indonésia, isso significa que posso afirmar que o dispositivo é ilegal. Denunciem para nós”, declarou.