Elon Musk no X: relembre três polêmicas do dono do Twitter
O bilionário é conhecido por suas posições favoráveis à extrema-direita; relembre três polêmicas de Elon Musk na rede socialA suspensão dos serviços do X (antigo Twitter) no Brasil chegou aos assuntos mais comentados na rede social nesta sexta-feira, 30, após a solicitação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que a empresa nomeasse um representante no País.
O empresário sul-africano Elon Musk, que concluiu a aquisição da empresa em outubro de 2022, é conhecido por seus comentários controversos e adesão às teorias da conspiração. Entre elas, a minimização da pandemia de Covid-19 em 2020.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Veja a seleção de três polêmicas do bilionário nos últimos anos.
O que é Starlink? Empresa de Musk teve contas bloqueadas no Brasil; CONHEÇA
1. Elon Musk no Twitter: Reativou contas suspensas
Por meio de uma enquete na rede social, Musk reativou a conta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia sido banida após a incitação do Republicano à invasão do Capitólio.
O novo dono da rede social também autorizou o retorno do teórico da conspiração Alex Jones à plataforma, mais uma vez utilizando enquetes para os seguidores. O banimento do norte-americano aconteceu em 2018 e seu retorno, em 2023.
2. Elon Musk no Twitter: Demissões em massa
Em entrevista à BBC, o bilionário revelou que demitiu mais de 6 mil funcionários desde a aquisição da rede social. Agora, segundo Musk, o total de pessoas na companhia é de 1.500.
3. Elon Musk no Twitter: Tuítes sobre a Covid-19
Durante a pandemia de Covid-19, Musk afirmou em mais uma entrevista, esta ao podcast Sway, do jornal New York Times, que não tomaria a vacina quando estivesse disponível.
Ao ser confrontado com o número de vítimas da doença, o empresário afirmou que “todo mundo morre”. “A questão é saber o que, no balanço, serve ao bem maior”, completou.
Na rede social, Elon Musk impulsionou conspirações sobre vacinas e questionou a validade dos imunizantes contra a Covid-19.
Bluesky: com bloqueio do X (Twitter), CONHEÇA seu provável sucessor
Fim do X/Twitter? Entenda motivo de embate no Brasil
Por trás do confronto entre Moraes e Musk estão e-mails do X divulgados no início de 2024. No último dia 3 de abril, o jornalista estadunidense Michael Shellenberger divulgou uma série de e-mails contendo mensagens trocadas entre funcionários do antigo Twitter entre os anos de 2020 e 2022.
As informações ficaram conhecidas como “Twitter Files Brazil” e exibem relatos e reclamações dos servidores acerca das decisões do Judiciário brasileiro que determinaram a exclusão de conteúdos em investigações envolvendo a propagação de fake news.
O material também insinuava que o Supremo Tribunal Federal (STF) estava censurando as empresas de tecnologias — chamadas big techs — e espionando indiscriminadamente usuários para interferir nas eleições presidenciais de 2022. Algumas das acusações foram desmentidas pelo próprio jornalista.
Depois de vir à tona, o ministro exigiu que Elon Musk apresentasse documentos que explicassem a procedência dos e-mails.
O bilionário, contudo, constatou que os pedidos vão contra a legislação do Brasil e escreveu em seu perfil: “Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a Constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment”.
(Com informações de Mariana Fernandes)
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente