Sem filtro no Instagram? Meta anuncia fim de plataforma para criadores
Meta encerrará filtros faciais criados por terceiros no Facebook, Instagram e Messenger até janeiro de 2025, priorizando investimentos em IA e metaversoA Meta está encerrando todos os filtros faciais de criadores e efeitos no Facebook, Instagram e Messenger, junto com as ferramentas usadas para criá-los, até o dia 14 de janeiro de 2025. Isso inclui qualquer criador, marca ou terceiros, conforme anunciado pela empresa nesta terça-feira, 27.
No entanto, os efeitos próprios da Meta continuarão a operar. A plataforma Meta Spark, que será desativada, é usada para criar filtros faciais populares em aplicativos como Snapchat ou TikTok, que fazem o usuário parecer mais velho ou como um personagem de desenho animado, além de jogos e anúncios.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Meta usará postagens do Instagram para treinar IAs; VEJA como impedir
"Esta decisão faz parte dos nossos esforços maiores para priorizar os produtos que acreditamos que melhor servirão às necessidades futuras dos nossos consumidores e clientes empresariais", relatou o anúncio.
Todos os vídeos que utilizaram efeitos criados por terceiros com base no Spark permanecerão no Facebook, Instagram e em mensagens enviadas pelo Messenger, conforme esclarecido pela empresa em seu serviço de perguntas sobre a mudança.
Meta anuncia fim de efeitos: priorização em IA e metaverso
A Meta tem priorizado investimentos em produtos de IA e metaverso — um ambiente virtual compartilhado que a empresa aposta ser o sucessor da internet móvel.
CONHEÇA a economia do metaverso; LEIA MAIS
"Com a decisão de encerrar a plataforma Meta Spark, também estamos transferindo recursos para a próxima geração de experiências, em novos formatos, como óculos", disse a empresa em seu anúncio.
Em junho, foi reportado que a empresa estaria avaliando a compra de até 5% das ações da Ray-Ban, com a qual já desenvolve uma parceria de óculos inteligentes.
Meta anuncia fim de efeitos: decepção por parte dos criadores
Criadores terceirizados expressaram sua decepção com o anúncio e estão se esforçando para encontrar alternativas no grupo da comunidade Meta Spark no Facebook.
"Gostaria de saber quantas pessoas migrarão para o Snapchat Lens Studio ou Unity agora que o Meta Spark está sendo descontinuado?", disse um usuário que especula sobre a migração entre plataformas após a exclusão dos efeitos nas plataformas da Meta.
Concorrentes como o TikTok continuarão disponibilizando plataformas para a criação de filtros para usuários.