Grupo que vazou dados da Disney critica postura "antiartista" da empresa

A organização, que se posiciona como hacktivista, atacou a Disney por discordar de seus contratos e sua abordagem com inteligência artificial; entenda

“Hacktivistas” afirmam ter roubado mais de um terabyte de dados da plataforma de bate-papo interna da Disney. O grupo vazou informações online em protesto contra o que afirma ser a postura antiartista da empresa.

Na sexta-feira, 12, eles publicaram o que foi obtido do canal interno do Slack da Disney online por meio da plataforma descentralizada de compartilhamento de arquivos BitTorrent.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Autodenominados “NullBulge”, eles invadiram a Disney por discordarem de seus contratos com artistas e da sua recente abordagem com inteligência artificial (IA).

Há uma preocupação crescente entre artistas de que a disseminação da IA generativa possa prejudicar seus meios de subsistência e prejudicar o ambiente criativo. A abertura da série Invasão Secreta é montada com imagens geradas por IA é um exemplo do uso da ferramenta pela Disney.

O que foi vazado da Disney?

No X (antigo Twitter), um grupo situado na Rússia assumiu a autoria do ataque. O grupo alega ter invadido as conversas do Slack (plataforma de comunicação de equipe) da Disney a partir de um computador comprometido de um funcionário.

Segundo o blog do NullBulge, o vazamento contém 1,1 TB de arquivos. Os invasores afirmam que há informações sobre projetos não lançados, imagens, códigos brutos, logins e links para páginas internas de API/web.

A organização se posiciona como hacktivista. Em uma declaração ao Wall Street Journal, a NullBulge revelou que divulgou os dados imediatamente porque sentiu que seria "ineficaz" fazer exigências à empresa.

NullBulge: o grupo de “hacktivistas” que vazou dados da Disney

Ao contrário de muitos hackers, o NullBulge parece não estar interessado em recompensas financeiras. O grupo não solicitou publicamente dinheiro da Disney e postou a primeira seleção de arquivos de seu conjunto de dados roubados imediatamente.

No blog, apresentam algo próximo a uma declaração de missão e afirmam não tolerar produtos/serviços relacionados a criptomoedas, arte envolvendo inteligência artificial e roubos que prejudiquem artistas.

A NullBulge vinha dando dicas sobre a grande invasão nos últimos dias em suas redes sociais. O grupo postou no X uma contagem regressiva para o horário do vazamento e em junho vazou informações sobre receitas da Disney Paris.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Disney+

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar