Internet na Lua? Nasa e Nokia querem instalar rede de 4G no espaço
A Nokia, em parceria com a Nasa, está prestes a lançar a primeira rede lunar 4G. Feito marca inovação na exploração espacial; saiba maisA parceria de anos da Nokia com a Nasa está finalmente levando a gigante móvel aonde nenhuma operadora de telefonia celular jamais esteve: a Lua. O projeto já havia sido anunciado em outubro de 2020.
A empresa finlandesa de telecomunicações planeja estabelecer a primeira rede lunar 4G, permitindo aos pesquisadores fazer novas descobertas. O projeto deve auxiliar o estabelecimento de uma colônia humana na Lua.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp
A última atualização sobre o plano da chegada do 4G à Lua será através do foguete da SpaceX, com lançamento previsto para este ano, transportando uma rede 4G simples para a Lua. O módulo de pouso instalará o sistema no polo sul da Lua e então será controlado remotamente da Terra.
“O primeiro desafio para colocar uma rede em funcionamento é ter equipamentos celulares qualificados para o espaço que atendam aos requisitos apropriados de tamanho, peso e energia, além de serem implantados sem um técnico”, disse Walt Engelund, vice-administrador associado de programas na Diretoria da Missão de Tecnologia Espacial da Nasa, à CNN.
Que horas são na Lua? Nasa pretende responder pergunta até 2026; SAIBA
Internet na Lua: mais uma participação importante da Nokia no espaço
O Nokia Bell Labs tem uma longa experiência em tecnologia espacial, que remonta a 1962, quando a empresa participou do lançamento de um dos primeiros satélites de comunicação, o Telstar 1.
Além disso, o laboratório da Nokia também forneceu suporte técnico para todos os programas espaciais tripulados dos EUA, do Mercury ao Apollo. Esta última, na missão Apollo 11, trouxe a primeira imagem da chegada de seres humanos à Lua.
Soneto para E.T.? Nasa enviará poema em mensagem ao espaço; CONFIRA
Internet na Lua: programa Artemis
A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) pretende colocar astronautas em órbita lunar em 2025, com um pouso tripulado um ano depois. Em seu site, a Nasa fala um pouco mais sobre o projeto alegando que "pousará a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua, usando tecnologias inovadoras para explorar mais da superfície lunar do que nunca"
O programa Artemis levará os astronautas de volta à Lua depois de 52 anos.
A tripulação já foi definida, contando com quatro nomes, sendo eles:
- Reid Wisman - Comandante,
- Victor Glover - Piloto
- Cristina Koch - Especialista em Missão
- Jeremy Hansen - Especialista em Missão
Japão na Lua: o país é o 5º a efetuar um pouso no satélite; VEJA