"Celular chato": marca lança aparelho sem redes sociais para geração Z

O chamado "celular chato" possui um design nostálgico que lembra a tecnologia dos aparelhos dos anos 2000 e tem a Geração Z como público. Veja mais sobre o aparelho

12:20 | Abr. 23, 2024

Por: Évila Silveira
O design foi pensado para atrair o público da Geração Z e Millennial (foto: Reprodução/Heineken)

A marca de cerveja Heineken e a empresa de roupas Bodega lançaram durante a semana de design de Milão, em 16 de abril, um telefone "chato" projetado apenas para troca de SMS e ligações.

O chamado “The Boring Phone” (celular chato, em tradução livre para o português) possui um design nostálgico que lembra a tecnologia dos aparelhos dos anos 2000. Ele visa fazer com que as pessoas se desconectem do universo das redes sociais enquanto usam o telefone.

“Celular chato”: o que tem no aparelho pensado para trazer nostalgia

O telefone flip (dobrável) tem uma caixa transparente que os usuários podem cobrir com adesivos e uma subtela monocromática exibindo duas garrafas de cerveja Heineken.

Mantendo especificações antigas, o telefone possui uma bateria de até uma semana em modo de espera. Ele também possui câmera de apenas 0,3 megapixels, rádio FM e o popular “jogo de cobrinha”.

Ele não tem conexão Wi-Fi, mas tem suporte de 2 cartões SIM e porta P2 para fones de ouvido.

O celular é produzido pelo fabricante finlandês de celulares Human Mobile Devices (HMD), que fabrica telefones Nokia. O design foi pensado para atrair o público da “Geração Z” e “Millennial”.

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“Celular chato”: edição limitada e aplicativo para smartphone

Embora a HMD tenha produzido 5 mil telefones, nenhum está disponível para compra. Os aparelhos serão distribuídos gratuitamente em alguns países, incluindo o Brasil.

Ainda não foi divulgado como, mas no site da marca de cerveja é possível se cadastrar para receber atualizações sobre o aparelho.

Em junho também será lançado um aplicativo que tornará os smartphones "chatos" para auxiliar as pessoas (que não conseguiram a edição do aparelho) a se desconectar da tecnologia.

Ao limitar a tecnologia do telefone, a Heineken e a Bodega esperam que os jovens adultos sejam encorajados a estabelecer ligações sociais mais significativas sem se distraírem com a influência das redes sociais.