Neuralink: homem com chip cerebral joga Mario Kart 'com a mente'
O primeiro paciente humano a receber um implante cerebral foi capaz de jogar Mario Kart apenas com "o poder da mente". Veja como foi possível
10:58 | Mar. 27, 2024
A Neuralink, startup do empresário Elon Musk, compartilhou na sexta-feira, 22, um vídeo que mostra seu primeiro paciente humano a receber um implante cerebral jogando Mario Kart apenas com “o poder da mente”.
Noland Arbaugh, 29 anos, ficou paralisado dos ombros para baixo devido a um acidente aquático há oito anos e apareceu no vídeo controlando o cursor na tela do computador.
Neuralink: paciente jogou Mario Kart com o pai
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e o jovem é visto jogando Mario Kart, jogo de corrida da Nintendo, ao lado do pai. O conteúdo foi apresentado durante uma longa conversa com Noland e Bliss Chapman.
Bliss Chapman é líder de software da interface cerebral da companhia e um dos responsáveis pelo implante. Durante a entrevista, foi exibido breves trechos do jovem se divertindo durante a partida.
Qual será o limite do Neuralink?
A Neuralink compartilhou um vídeo de seu primeiro paciente humano, um homem paralisado do pescoço para baixo, usando seu implante cerebral para jogar "Mario Kart"! pic.twitter.com/JaKhJM3AzG
“É basicamente como usar a força (poder utilizado por alguns personagens de Star Wars). Consigo movê-lo apenas olhando para algum lugar na tela que ele se move para onde quero”, comparou o homem.
Neuralink: paciente consegue jogar outros jogos com a mente
Além de Mario Kart, Arbaugh participou de uma transmissão ao vivo no X, empresa também de Elon Musk, jogando Xadrez em um computador há alguns dias.
O paciente até revelou ter passado em torno de oito horas seguidas jogando Civilization 6, um jogo eletrônico de estratégia, após o implante.
LEIA TAMBÉM | Principais fatos sobre a Neuralink, a aposta ciborgue de Musk
Neuralink: primeiro implante cerebral foi um sucesso
A empresa de neurotecnologia instalou o implante cerebral em um humano pela primeira vez em janeiro e, até o momento, a experiência foi sucesso.
Noland Arbaugh disse anteriormente que recebeu alta do hospital um dia após o dispositivo ter sido implantado em seu cérebro e que não teve nenhum comprometimento cognitivo.
Ele também contou que começou pensando em mover o cursor e o sistema de implante obedeceu seu comando. A tecnologia da Neuralink funciona com um dispositivo do tamanho de cinco moedas empilhadas colocado no cérebro por meio de uma cirurgia.
A startup, cofundada por Musk em 2016, pretende construir canais de comunicação direta entre o cérebro e os computadores.