Orkut era lançado há exatos 20 anos; relembre curiosidades da rede social
Em 24 de janeiro de 2004, a internet conhecia a rede social conhecida pelas suas comunidades; apesar de extinta, criador promete algo novo
22:05 | Jan. 23, 2024
Que saudade! Há exatos 20 anos, nascia uma das primeiras redes sociais da internet: o Orkut.com. Comunidades, grupos, nomes diferentes e a possibilidade de conectar pessoas em diferentes lugares tornou a rede social uma das mais populares do mundo com mais de 300 milhões de usuários.
A rede social foi criada em 24 de janeiro de 2004 pelas mãos e mente do engenheiro de softwares Orkut Büyükkökten, que levou o próprio nome a um de seus maiores projetos.
Após ganhar sua versão em português, em 2005, o Orkut logo garantiu seu lugar na rotina de jovens e adultos brasileiros. Comunidades como “Eu Odeio Segunda-Feira” ou “Eu Abro a Geladeira pra Pensar” deram início a era de memes que seguiram até os dias atuais.
A rede social deu aos seus usuários a ideia de pertencimento, diversão e humor pouco usados no meio digital à época. Como define o criador, a rede “reuniu muitas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar”.
Após sucesso no Brasil, Orkut foi desativado em 2014
Hoje, adultos guardam a memória do início da tecnologia na sua rotina, de grupos e de amizades virtuais, e outras peculiaridades que prosseguem nas outras redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook. Fora do ar desde 2014, quem entra no link Orkut.com se depara com uma carta feita por Orkut Büyükkökten que deixa muitos internautas emocionados.
“Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. O mundo precisa de bondade agora mais do que nunca. Há tanto ódio online hoje em dia, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e raras”, diz o anúncio em uma página azul, assinada pelo engenheiro.
Para a alegria dos fãs da rede, Orkut Büyükkökten afirma, ainda na carta, que é um otimista e que está trabalhando em algo novo. “Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo e é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.