Golpe do SMS: veja como funciona e como se proteger
Brasileiros relatam que golpistas entram em contato via SMS ou ligação telefônica para clientes de bancos digitais; saiba como funciona o golpe em bancosNo último ano, os brasileiros têm sido expostos a uma abundância de golpes pelos telefones. Um novo golpe, que tem se popularizado, utiliza empresas de serviços financeiros, inclusive bancos digitais, e tenta fazer o usuário entrar em contato com uma falsa central de atendimento.
Veja como funciona o golpe em bancos e como se proteger.
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Golpe do SMS: Golpistas entram em contato por SMS ou ligação
A nova prática já utilizou, inclusive, referências à Nubank para enganar os usuários e consiste no envio de SMS ou ligação para o consumidor, relatando uma compra com o cartão da empresa. Então, pedem para confirmar a transação e entrar em contato com um falso número de telefone do banco ou clicar em algum link - no caso das mensagens de texto.
No texto da mensagem é comum aparecer o número 0800, um tipo de Discagem Direta Gratuita (DDG), para passar credibilidade.
No caso da ligação telefônica, uma secretária eletrônica informa sobre a compra e pede para discar algum número, caso não reconheça o valor.
Ao apertar o número, o cliente é direcionado para uma central falsa, onde ele passa a conversar com uma pessoa de verdade, e não mais um robô. Ao entrar em contato, o cidadão cai no golpe e seus dados podem ser roubados.
Golpe do SMS: Como identificar golpes por mensagem
Para não cair em golpes por meio de mensagens de SMS, o consumidor pode tomar alguns cuidados como:
Evite clicar em links por SMS
Dificilmente os bancos ou instituições financeiras entram em contato solicitando que seus clientes acessem determinado link para resolver alguma questão. Outros canais oficiais mais confiáveis podem ser acionados em caso de problemas.
Instituições financeiras utilizam números com até seis dígitos
Ficar de olho em detalhes da mensagem, do número que ligou e do site que foi acessado também ajuda a não cair em golpes financeiros. Lembre-se: as mensagens enviadas pelas instituições financeiras, geralmente, apresentam números com até seis dígitos.
Verifique se há algum erro gramatical
Também vale estar atento para erros gramaticais nos textos recebidos. Caso você perceba algum, já considere que se trata de uma fraude. O mesmo vale para o domínio dos sites que aparecem na mensagem.
O site da Nubank também alerta para números. Segundo a empresa, eles só entram em contato via redes sociais, pelos perfis oficiais, ou pelos números de telefone oficiais.
Site dá dicas para evitar os golpes mais aplicados nos meios digitais; VEJA
Golpe do SMS: Como se proteger
Evite fornecer informações pessoais
Se for solicitado por mensagem ou ligação, evite fornecer informações pessoais de cartão de crédito, senhas e outros dados sensíveis.
Resistir à tentação de cliques
O consumidor deve ter cuidado com perfis de Facebook e Instagram: muitos golpistas criam perfis, chats e contas falsas que possuem as mesmas fotos de perfil e stories das lojas oficiais.
Sempre diversifique as senhas
Não utilize a mesma senha ao fazer cadastros em sites de compras.
Não fornecer códigos recebidos por SMS a terceiros
Somente você deve ter acesso aos códigos de verificação enviados por SMS. Nenhuma loja pede senhas e dados desta forma. Os canais oficiais são utilizados. (Com Révinna Nobre/Especial para O POVO)
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