Google celebra 25 anos: tudo o que você não sabia sobre a empresa

Há 25 anos no mercado, o Google é o principal buscador da Internet e está presente em diversos mercados com sua gama de serviços. Veja curiosidades sobre a empresa

Uma das gigantes mundiais da tecnologia, a Google comemora seu aniversário de 25 anos nesta quarta-feira, 27. O Doodle da página inicial apresenta uma comparação dos logotipos da empresa ao longo dos anos.

Hoje parte do conglomerado Alphabet, o Google começou, em 1995, como projeto de doutorado de Larry Page e Sergey Brin, quando eram estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Page estava coletando links da Internet quando percebeu que o conteúdo poderia ser ranqueado por relevância e qualidade. A dupla de amigos criou um algoritmo para avaliar os links e a batizaram de PageRank.

De lá para cá, o Google se tornou onipresente no cotidiano de muitas pessoas ao redor do mundo. A empresa percorreu uma trajetória de lançamentos bem-sucedidos, polêmicas digitais e fatos curiosos.

Assuntos sobre economia mais buscados no Google no Ceará e em Fortaleza; VEJA QUAIS

Google faz 25 anos: em teoria, o aniversário não é hoje

O domínio “google.com” foi registrado em 15 de setembro de 1997, enquanto a empresa foi estabelecida um ano depois, em 4 de setembro de 1998. Somente nos primeiros anos de empresa é que os funcionários comemoravam o aniversário do Google no dia oficial.

A partir de 2006, a companhia passou a celebrar sua fundação em 27 de setembro, fixando a data na agenda oficial.

Google faz 25 anos: Jennifer Lopez e criação do Google Imagens

O Google funcionava apenas para buscas verbais até julho de 2001, quando foi lançada a função de busca por imagens. O Google Imagens incrementou a navegação na web e teve origem em um fato curioso: o interesse popular no vestido usado por Jennifer Lopez na cerimônia do prêmio Grammy de 2000.

O "Jungle Dress", da grife Versace, modelou a cantora com tecido transparente e de estampa tropical. Chamou tanta atenção que se tornou a pesquisa mais popular do Google à época. Mas os usuários esbarravam apenas em texto.

A empresa recrutou a ajuda do engenheiro Huican Zhu e da gerente de produto Susan Wojcicki (que hoje é CEO do YouTube) para construir o Google Imagens. No ano de sua fundação, em 2001, a ferramenta anexou 250 milhões de imagens; até 2010, o número estava em 10 bilhões.

Google faz 25 anos: ataques de 11 de setembro e Google Notícias

O início da década de 2000 foi transformador para o Google — mesmo que por razões trágicas. Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, um marco na história dos Estados Unidos, foram um dos primeiros eventos globais a ocorrer em uma sociedade com acesso à Internet.

À época, a televisão liderava como fonte de informações, mas muitas pessoas recorreram ao Google para entender mais sobre o que estava acontecendo. O buscador adicionou uma mensagem à página inicial informando que alguns serviços online estavam indisponíveis devido à alta demanda. Também anexaram links para portais jornalísticos. Veja na imagem abaixo:

No texto acima, lê-se: “Últimas notícias: ataques atingem os EUA. Muitos serviços de notícias online não estão disponíveis por causa de alta demanda. Abaixo estão links para sites de notícias, incluindo cópias em cache de como eles apareciam anteriormente”.

Depois da experiência, o Google percebeu a falta de uma ferramenta que reunisse e organizasse as notícias de diversas fontes. Um ano após os ataques às Torres Gêmeas, em setembro de 2002, surgiu uma versão de testes do Google Notícias, que hoje está disponível em 35 línguas.

Google faz 25 anos: brincadeiras com palavras

O nome “Google” foi escolhido pelos fundadores como uma brincadeira com a expressão matemática “googol”, que é o número 10¹⁰⁰, ou seja, o dígito um seguido de cem zeros. Para Page e Brin, representa a intenção de “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”.

O mesmo conceito matemático foi usado para nomear a sede oficial do Google, chamada Googleplex, fundada em julho de 2004 em Mountain View, Califórnia (EUA). Se googol é o número um seguido de cem zeros, googolplex é o número um seguido de um googol de zeros. Achou difícil?

O sufixo “plex”, no nome da sede, indica ainda um complexo de prédios. É lá que ficam, também, as operações da Alphabet Incorporated, empresa-mãe criada em 2015 para gerenciar o Google e subsidiárias.

Google faz 25 anos: predominância no mercado

Em 1997, os criadores do Google talvez não previssem o sucesso que a plataforma faria. Um exemplo do triunfo veio em 16 de agosto de 2013, quando o Google ficou fora do ar por cinco minutos. 300 segundos sem Google foram necessários para que o uso global da Internet caísse em 40%.

As páginas iniciais do Google e do YouTube ocupam o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, entre os sites mais acessado do mundo, segundo dados de agosto de 2023 da Similarweb. Entre os buscadores, o Google também lidera, controlando 83.49% da participação no mercado, conforme dados de julho de 2023 da plataforma Statista.

Google faz 25 anos: Bard e inteligência artificial

Se fosse só pesquisa o assunto seria outro, mas o Google também fornece diversos outros serviços, impactando vários setores comerciais. Isso inclui email (Gmail), navegação na web (Chrome) e geográfica (Maps), armazenamento em nuvem (Drive), videochamadas (Meet), ensino online (Classroom) e mesmo sistema operacional para celulares (Android).

Uma aposta mais recente da empresa, que tem cada vez mais se aventurado em inteligência artificial, é o Bard, proposto rival direto do ChatGPT. No Brasil, o Bard foi lançado em 13 de julho de 2023.

Bard, ChatGPT e Bing Chat: as principais diferenças dos chatbots; ENTENDA

A plataforma consegue simular conversas utilizando o processamento de linguagem natural, responder a perguntas, traduzir conteúdos em diferentes idiomas e gerar texto. Em agosto passado, a inteligência artificial foi conectada a serviços como Gmail, Maps e YouTube.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

google aniversario do google google doodle google 25 anos jennifer lopez

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar