Bard, IA do Google, chega ao Brasil: como usar Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial do Google foi lançada nesta quinta, 13, no Brasil; confira as principais características da IA e saiba a melhor maneira de usarRival direto do ChatGPT, o Bard, da empresa Google, foi lançado nesta quinta-feira, 13. O software é um experimento ainda inicial que permite colaborar com Inteligência Artificial (IA) generativa.
Com a promessa de agilizar pesquisas, aumentar produtividade, acelerar ideias e alimentar a criatividade; no site oficial, o Google avisa que o Bard "é experimental e pode apresentar respostas imprecisas ou inadequadas".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Bard, do Google: características gerais
Operando como um “chatbot” de Inteligência Artificial, o Bard é capaz de simular conversas utilizando o processamento de linguagem natural, responder a perguntas, traduzir conteúdos em diferentes idiomas e gerar texto.
Descubra COMO a Inteligência Artificial pode impactar sua vida
Mas, o que seria um “chatbot”? Trata-se de um robô que simula resposta de seres humanos ao elaborar textos de maneira generativa a partir da IA. De maneira semelhante, funciona o ChatGPT, concorrente direto do Bard.
No site oficial, o Google exemplifica quais ações a ferramenta é capaz de realizar:
- Pode formatar uma citação no formato ABNT
- Criar uma rotina de estudos para a semana de provas
- Dar dicas de como começar um podcast sobre filmes de heróis
- Listar os itens básicos para uma viagem de 3 dias
Com a expansão de lançamento para 28 países que incluem o Brasil, o Google anunciou novos recursos do Bard:
- Compartilhar respostas por links gerados pela plataforma
- Respostas em áudio
- Fixar e renomear conversas
- Exportar código-fonte
- Alterar o tom das respostas (simples, longo, curto, profissional ou casual) – recurso disponível apenas em inglês
- Descrição de imagens – recurso disponível apenas em inglês
Bard, do Google: como funciona e como usar?
Antes de usar o software, o Google ainda avisa que o Bard segue em fase de testes e que nem todas as suas respostas serão precisas. Para driblar respostas não satisfatórias, o sistema oferece o botão "Pesquisar no Google" para verificar a veracidade das informações.
Ao acessar o site oficial, é necessário aceitar os termos de privacidade do Google para a utilização da ferramenta. Para conversar com o Bard, basta digitar sua pergunta e enviar. Após alguns segundos, o robô trará uma resposta conforme a solicitação.