Twitter removerá selo de contas antigas e cobrará por verificação

Rede social anunciou que mudança vale a partir de abril; novo sistema de contas verificadas custará 1.000 dólares mensais para empresas e organizações

O Twitter anunciou nessa quinta-feira, 23, que removerá o selo de contas verificadas da plataforma. A mudança entra em vigor a partir de abril.

Com o novo modelo, contas que contavam com o selo após terem passado pelo processo de verificação - que confirmava a propriedade da conta, e servia para legitimar perfis relevantes em diversas áreas de atuação - perderão o ícone exibido ao lado do nome de usuário.

Os perfis verificados no Twitter, agora, necessariamente serão pagos. Para usuários individuais, o caminho será a assinatura do Twitter Blue. Para empresas e organizações, um novo modelo de cobrança será usado.

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Os custos assustam: o valor mensal é de US$ 1.000 - cerca de R$ 5.300 em conversão direta. Cada perfil adicional ligado à mesma organização, como um jornalista em um portal de notícias ou contas de uma empresa que atua em diversos países e publica em vários idiomas, aumenta US$ 50 (aproximadamente R$ 265) no preço.

Mudanças no Twitter são criticadas

A notícia é mais um capítulo da novela que se arrasta desde a aquisição da rede social por Elon Musk. Após desistir da compra, enfrentar uma batalha judicial e, finalmente, gastar US$ 44 bilhões (cerca de R$ 233 bilhões) pela rede social, o magnata realizou uma série de mudanças na plataforma - a maioria delas desagradando aos usuários.

Uma das alterações mais polêmicas é relacionada ao Twitter Blue. Anunciado antes da compra de Musk, o serviço oferecia funcionalidades como publicações com maior limite de caracteres e a possibilidade de editar tweets. Ao assumir a empresa, o bilionário ordenou uma série de mudanças na versão paga da rede social.

Uma delas foi o aumento nos preços, que quase triplicou desde seu lançamento, em junho de 2021. A assinatura custa US$ 3,99 (cerca de R$ 21) para US$ 8 (R$ 42) quando feita pelo site, ou US$ 11 (R$ 58) se realizada pelo aplicativo para iPhone ou Android.

Outra foi a introdução do selo de verificado. A mudança tornou usuários que assinavam o serviço indistinguíveis de contas oficiais, o que levou a uma série de perfis falsos se passando por grandes organizações.

Após a polêmica com o Twitter Blue, mais problemas aconteceram. Musk assumiu o controle do Twitter realizando a demissão de diversos executivos do alto escalão, mas a tendência não parou por aí.

Em pouco tempo, as dispensas chegaram aos níveis inferiores da hierarquia. O corte no quadro da empresa foi de cerca de 90%, especialmente após Musk exigir que os funcionários seguissem um ritmo extenuante de trabalho.

Com tantos problemas, usuários chegaram a procurar outras redes sociais, como a indiana Koo. Anunciantes também deixaram a plataforma, resultando em queda na receita.

Com a nova política de perfis verificados, a expectativa do Twitter é voltar a ter um faturamento significativo. Resta saber se a ideia funcionará.

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