Inteligência artificial ChatGPT passa em exame da OAB
Inteligência artificial usa banco de dados para gerar respostas similares a escritas por humanos; ChatGPT marcou 48 pontos na primeira fase do exame da OABO sistema de inteligência artificial ChatGPT, que tem sido notícia frequente desde que foi aberto ao público, em dezembro de 2022, conseguiu um novo feito. Agora, o programa foi "aprovado" na primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O experimento foi realizado por um advogado especializado em direito digital. Após a "conquista", Daniel Marques foi entrevistado pelo jornal Estadão sobre o episódio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao veículo, ele contou que não é a primeira vez que o ChatGPT "se inscreveu" na prova. Em janeiro, Marques havia tentado um experimento similar, mas sem êxito.
Para passar na primeira fase do exame da OAB, é necessário obter 40 pontos - a nota máxima é 80. Na primeira tentativa, o ChatGPT havia conseguido chegar a apenas 36.
Recentemente, a OpenAI, empresa de tecnologia responsável pelo desenvolvimento da plataforma, fez melhorias na inteligência artificial do ChatGPT. Após as alterações, Marques realizou um novo teste.
Desta vez, o robô conseguiu 48 pontos. Embora não seja um placar memorável, seria o suficiente para um candidato humano avançar à próxima fase da prova.
Marques finaliza a entrevista afirmando acreditar que o ChatGPT tem capacidade para ser "aprovado" na segunda etapa do exame. A prova tem quatro questões discursivas, que são corrigidas manualmente - ao contrário da primeira, em que as questões são de múltipla escolha.