Novo Walkman: Sony lança modelos com Android 12; veja vídeo

O desenho dos aparelhos remete aos antigos walkman, que tiveram o seu auge na década de 80, mas conta com novidades; confira e vejo vídeo dos lançamentos

22:14 | Jan. 16, 2023

Por: Flavia Oliveira
Walkman é uma releitura do sucesso de vendas de décadas atrás e que ainda desperta nostalgia em aficionados (foto: Divulgação Sony)

A Sony anunciou na semana passada o lançamento de dois novos modelos de um clássico das décadas de 70 a 90: os famosos Walkman.

Os tocadores portáteis de fitas cassetes ainda hoje são lembrados tanto por quem foi jovem na época quanto por quem assiste a séries atuais, como Stranger Things, por exemplo, que mostra o dispositivo sendo muito utilizado pelos personagens mirins. 

Os novos players (NW-A306 e o NW-ZX707) que rodam o sistema Android 12 tem conexão Wi-Fi e Bluetooth, além de bateria de longa duração com capacidade para até 36 horas de funcionamento.

Eles levam uma tecnologia chamada de DSEE, que usa algoritmos para entregar uma experiência de áudio superior à dos smartphones atuais, com qualidade comparável ao CD.

Testamos: Huawei FreeBuds SE é um fone sem fio barato e que dura; CONFIRA

Novo Walkman: interface retrô de fita cassete

O NW-A306 que tem tela de 3,6 polegadas (aproximadamente 9 cm, o tamanho de uma carta de baralho) é sensível ao toque e inclui botões físicos em alto-relevo na lateral para o controle da música.

Os nostálgicos devem ficar satisfeitos com o estilo retrô de fita cassete que aparece no visor do Walkman e que muda de acordo com a música que o usuário ouve.

A bateria dura até 36 horas de reprodução contínua de música salva no arquivo ou 26 horas de uso de aplicativos de serviços de streaming como o Spotify. Há porta USB-C para carregamento rápido e conectividade via computador. 

O aparelho tem ainda 32 GB de memória interna expansível com cartão SD.

VEJA 7 tecnologias que já foram consideradas o futuro, mas se tornaram obsoletas

Novo Walkman: design premium

O outro modelo, o NW-ZX707, tem um design mais trabalhado, tela de 5 polegadas e botões físicos mais discretos. A bateria tem autonomia menor, de 22 horas no streaming.

Para quem gosta de ouvir música acompanhado, a novidade é que o aparelho tem duas saídas de áudio para fones de ouvido padrão.

Uma curiosidade: o recurso “processador de vinil” adiciona ruídos de toca-discos ao áudio para o que a Sony chamada de “experiência de audição autêntica”.

Grande inovação em sua época, CD completa 40 anos; VEJA MAIS

O produtos ainda não estão disponíveis para venda no Brasil e o site não informa o preço cobrado pelos aparelhos. 

Vídeo: assista à apresentação do Novo Walkman

 

Você pode ver também direto do YouTube