iPhones terão mesma entrada de celulares Android, diz Apple
Vice-presidente de Marketing da Apple, Greg Joswiak, anunciou que próximos aparelhos da Apple terão entrada padrão USB-C após decisão da União Europeia
17:01 | Out. 26, 2022
O vice-presidente de Marketing da Apple, Greg Joswiak, afirmou na terça, 25, que os próximos aparelhos da marca passarão a ter a entrada padrão USB-C, a mesma usada por aparelhos Android. A declaração foi feita no evento Tech Live, do jornal “The Washington Post”.
Usuários do iPhone sempre enfrentaram dificuldade para carregar seus aparelhos ou para encontrar dispositivos devido a entrada lightning, exclusiva da Apple. No entanto, a medida será adotada por causa da decisão de padronização da União Europeia.
"Obviamente. Temos de segui-las. Não temos escolha", disse Greg Joswiak, após ser questionado se a empresa atenderia à padronização determinada.
O Parlamento Europeu aprovou no dia 4 deste mês uma lei que impõe a existência de um carregador universal, com entrada USB-C, para smartphones, tablets e outros dispositivos portáteis a partir de 2024. O principal objetivo é diminuir a quantidade de lixo eletrônico, além dos custos aos consumidores.
Aplicativo gratuito ajuda a localizar pets perdidos; VEJA como funciona
Economia e meio ambiente: entenda a decisão da União Europeia
O regulamento de um carregador universal foi aprovado pelo Parlamento Europeu com uma maioria esmagadora de 602 votos a favor e 13 contra, com oito abstenções. A medida força a Apple a abandonar a entrada específica para seus modelos de iPhone.
Durante as discussões, os deputados argumentaram que a adoção de um modelo de carregador universal reduzirá a montanha de carregadores obsoletos descartados todo ano e reduzirá os custos para os consumidores.
Espera-se que a mudança economize pelo menos 200 milhões de euros (195 milhões de dólares) por ano e reduza mais de 1.000 toneladas de lixo eletrônico anualmente na União Europeia, disse a comissária europeia de Concorrência, Margrethe Vestager.
A Apple resistiu energicamente às medidas para padronizar as entradas de carregamento para celulares e dispositivos portáteis, alegando que tal legislação prejudicaria a inovação tecnológica.
No entanto, os usuários dos modelos mais recentes do iPhone reclamam que a entrada Lightning é capaz de transferir dados em apenas uma fração da velocidade do USB-C.