Instagram: nova ferramenta protege contra nudes indesejados

O Instagram prepara ferramenta nova contra recebimento de nudes indejados. Apesar da novidade, o aplicativo passa por instabilidades no funcionamento

18:42 | Set. 22, 2022

Por: Maria Eduarda Andrade
Nova ferramenta protegerá usuário de nudes não solicitados (foto: Freepik)

O Instagram anunciou, no início desta semana, que está trabalhando na preparação de uma ferramenta que promete proteção contra o envio de nudes indesejados. 

O desenvolvedor da ferramenta, Alessandro Paluzzi, mostrou como ela funciona através de uma foto publicada no seu perfil do Twitter. O  “nudity protection”, como foi denominado, servirá como uma espécie de aviso para o usuário sobre o tipo de foto que está sendo compartilhada.

VEJA TAMBÉM: Meta é condenada a pagar US$ 174,5 milhões por violação de patentes

Instagram e nova ferramenta: como funciona? 

O novo recurso, o "nudity protection" funcionará usando um desfoque em imagens que contenham nudez, dando escolha ao usuário de tirar ou não a proteção de desfoque.

A ferramenta, no entanto, estará disponível apenas para o IOS, já que o aplicativo deverá usar o sistema de inteligência artificial da Apple para fazer o reconhecimento das imagens. Além disso, não há confirmação dessa atualização para usuários do Android.

A informação foi confirmada pela Meta Platforms, empresa que controla o Instagram.

SAIBA COMO funciona recurso do Instagram para pais monitorarem contas de adolescentes

Instagram e instabilidades no aplicativo

O Instagram tem passado por uma série de instabilidades no funcionamento do aplicativo. A mais recente aconteceu nesta quinta-feira, 22, após usuários relatarem dificuldades para abrir a rede social e carregar do feed.

Outro problema recorrente foi o fechamento da conta automaticamente tanto no computador quanto no smartphone. 

Apesar do contratempo, os problemas relatados foram solucionados logo depois, porém, segundo a plataforma que monitora reclamações, a Downdetector, foram registradas cerca de 11.000 reclamações por volta das 14h, que foi o período em que as instabilidades aconteceram.


Veja mais sobre o assunto