Superando Facebook, TikTok foi aplicativo mais baixado do mundo em 2020
Rede social de vídeos curtos teve explosão de acessos nos últimos dois anos; em 2019, TikTok estava em quarto lugar, atrás de três aplicativos feitos pelo FacebookO TikTok se tornou o aplicativo mais baixado do mundo em 2020. A rede social de vídeos curtos chegou ao topo do ranking desbancando quatro concorrentes desenvolvidos pelo Facebook. Os dados são da consultoria App Annie, especializada em dados sobre o uso de aplicativos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No ano anterior, o TikTok havia ficado em quarto lugar. Fechando o top 5 estavam Facebook Messenger (1º), Facebook (2º), WhatsApp (3º) e Instagram (5º). Para 2020, os aplicativos da empresa de Mark Zuckerberg continuam completando o ranking.
O sucesso da rede social não foi ignorado: em 2020 o Instagram lançou o Reels, ferramenta que funciona de modo idêntico ao TikTok. O Youtube também criou sua própria versão, chamada de Shorts.
Durante a pandemia, empresas e organizações recorreram ao TikTok para se aproximar do público, bem como artistas. Shows ao vivo, lançamentos de produtos e até jogos de futebol têm sido transmitidos pela plataforma.
Principal sucesso do TikTok são vídeos dos próprios usuários
Grande parte do sucesso, porém, vem dos próprios usuários: antes anônimos, fãs da plataforma conseguem viralizar conteúdos pelo funcionamento peculiar do TikTok, em que não é preciso seguir alguém para que o vídeo seja exibido. O senegalês Khabane Lame, que começou a criar vídeos para matar o tédio durante a pandemia, viralizou ao ironizar tutoriais de internet e hoje tem quase 100 milhões de seguidores na rede social.
Outro exemplo é a cantora cearense Mari Fernandez. Sua música "Não, Não Vou" teve mais de 1 milhão de versões no TikTok - uma das funções mais usadas no aplicativo é a de gravar vídeos dublando ou dançando ao som de músicas.
A Bytedance, desenvolvedora do TikTok, não dá sinais de que ficará parada, e tem buscado novas formas de garantir o crescimento do aplicativo. Esta semana, a plataforma anunciou que está testando uma função Stories, igual à existente no Instagram.