BlackBerry de volta? Empresa promete aparelho da marca com 5G em 2021
BlackBerry não lança aparelhos próprios desde 2015, licenciando o nome da marca para outras empresas; fabricante estadunidense promete modelo com 5G e teclado físico ainda este anoOs aparelhos BlackBerry podem ter (mais) uma volta este ano. O último smartphone com o nome da marca foi lançado em 2018, e desde então os celulares, conhecidos pela qualidade do teclado físico e pelas funções de privacidade, não tiveram novos modelos. Isso pode mudar em breve, com uma nova fabricante prometendo lançar um aparelho ainda este ano.
A empresa responsável pelo novo modelo é a Onward Mobility, dos Estados Unidos. O lançamento do novo BlackBerry havia sido prometido inicialmente para o primeiro semestre de 2021, mas o prazo não foi cumprido.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na segunda-feira, 26, porém, a Onward Mobility anunciou "o programa", que é basicamente uma lista de e-mails para receber informações sobre o novo celular BlackBerry, que ainda não tem nenhum detalhe anunciado ou vazado.
Ao se cadastrar na lista (disponível neste link), segundo a empresa, potenciais clientes e interessados poderão "ser os primeiros a receber atualizações, antes do público geral"; "dar ideias e influenciar diretamente no desenvolvimento de funcionalidades do produto"; e comprar o smartphone em pré-venda.
- Samsung: Anatel libera dobráveis Z Flip 3 e Z Fold 3 para venda no Brasil
- WhatsApp: 90% dos golpes pela internet no Brasil circulam pelo aplicativo
BlackBerry não lança aparelhos próprios desde 2015
Os aparelhos BlackBerry surgiram em 1999, inicialmente como pagers. Em 2003 a Research In Motion, fabricante dos dispositivos, anunciou o 6230, primeiro smartphone da marca. Com destaques para o teclado físico, considerado de excelente qualidade, e funções focadas em privacidade, os modelos fizeram muito sucesso, nas décadas de 2000 e 2010, entre executivos e usuários que buscavam um celular com ferramentas de produtividade.
Com a ascenção dos aparelhos de telas touch, como o iPhone (lançado em 2007) e modelos Android, a popularidade dos aparelhos BlackBerry caiu. A empresa tentou se atualizar, com o sistema BBOS 10 e posteriormente lançando um modelo com Android, o Priv. O alto preço dos aparelhos, a pouca oferta de aplicativos e as mudanças tardias, porém, não foram o suficiente para retomar o interesse na marca. O Priv, de 2015, foi o último aparelho próprio lançado pela fabricante.
- Windows 11: todas as novidades da atualização da Microsoft; veja imagens
- Vazamento de mais de 8 bilhões de senhas pode ser o maior da história
BlackBerry passou a licenciar marca para outras fabricantes
Em 2016, a empresa anunciou que não fabricaria mais produtos, focando apenas em software. Como parte da estratégia de sobrevivência, a BlackBerry passou a licenciar a marca para outras empresas. Com a mudança, a BlackBerry ficaria responsável pelos disreitos da marca, aprovação dos projetos e fornecimento das tecnologias de privacidade para os aparelhos, enquanto o desenvolvimento e fabricação seria feito pelas empresas parceiras. A Nokia, outra marca tradicional de celulares impactada negativamente pelas mudanças do mercado, adotou estratégia similar em 20XX.
No mesmo ano, o primeiro acordo foi anunciado, com a fabricante TCL, que produz tanto celulares e televisores de marca própria quanto os aparelhos Alcatel. DTEK50, DTEK60 foram os primeiros frutos da parceria, sendo ambos smartphones sem teclado físico. Além da TCL, a Optiemus (Índia) e Merah Putih (Indonésia) também fecharam contratos similares, lançando seus próprios modelos em 2017 e 2018.
Não há novos celulares BlackBerry desde 2018
Os últimos modelos lançados foram o Key2 e Key LE, em 2018, feitos pela TCL. Com especificações medianas e preço alto, mesmo o diferencial do teclado físico, que à época era encontrado somente nos celulare BlackBerry, não alavancou as vendas. Sem novos aparelhos por dois anos, em agosto de 2020 a parceria com a TCL foi encerrada.
No mesmo mês a Onward Mobility foi oficializada como nova fabricante dos BlackBerry. No anúncio, as empresas indicaram que os novos aparelhos seriam focados em clientes corporativos e governamentais. Vendas a consumidores finais não foram mencionadas, apesar de as marcas não negarem a possibilidade.
Mais sobre Tecnologia
- Netflix aumenta preços no Brasil e plano de assinaturas chega a R$ 55,90
- Instagram adiciona controle de conteúdo sensível e tradução nos stories
- Apple anuncia bateria de encaixe magnético para iPhone
- WhatsApp testa ferramenta para melhorar envio de fotos e vídeos