Brasileiros vencem concurso mundial de nanoarte; veja as imagens premiadas
Primeiro e terceiro lugar vão para brasileiros, assim como uma das menções honrosasO Brasil brilhou na edição de 2020 do concurso mundial NanoArtography, promovido pelo Instituto A. J. Nanomaterials da Universidade Drexel, dos Estados Unidos. Foram cinco brasileiros premiados, sendo o primeiro lugar destinado a uma equipe de três pesquisadores da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), com a obra Sands of SnO (imagem de capa).
A imagem de Fernanda Romeiro, Diego Tita e Marcelo Orlandi foi criada com microestruturas de um composto químico chamado óxido de estanho (SnO). Segundo a descrição da imagem, o SnO foi preparado por um método hidrotérmico, auxiliado por microondas, para a estrutura ficar parecida com as da areia quando observada em um microscópio. Depois, a imagem de 0,273 milímetros foi colorida digitalmente.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já o terceiro lugar foi dividido entre três vencedores, incluindo o brasileiro Vitor Anibal do Sacramento Mendes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A arte premiada foi a Flower and Their Ties, uma micrografia (técnica de fotografia que usa lentes ópticas) da flor chuva de prata, como é conhecida no Brasil.
Os outros colocados na terceira categoria são da Universidade Drexel, dos Estados Unidos, e da Universidade Wroclaw, da Polônia. De acordo com o site do concurso, o primeiro lugar receberá 700 dólares e os terceiros, 100 dólares cada.
O Brasil ainda teve um pesquisador como menção honrosa, Ricardo Tranquilin, também da UFSCar. Com experiência no universo da nanoarte e já vencedor de outras edições do concurso, Tranquilin foi laureado pela obra Perfect Balance. Usando óxido de manganês com sódio, níquel e magnésio, o pesquisador criou uma imagem muito parecida com pedras equilibradas.
“A ideia geral deste trabalho é a associação da natureza com imagens microscópicas, tanto em suas formas quanto em suas cores, para que seja possível convergir o mundo microscópico para o mundo comum”, descreve na apresentação da imagem ao concurso. Veja as imagens premiadas: