Apple é notificada pelo Procon-SP sobre venda de iPhone 12 sem carregador

Após notificação, empresa norte-americana tem prazo de 72 horas para responder perguntas do órgão

10:02 | Out. 29, 2020

Por: Redação O POVO
iPhone 12 não inclui o caregador (foto: Reprodução/Apple)

A Apple recebeu notificação na última terça-feira, 27, por parte da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) a respeito da nova modalidade de vendas que a empresa aplicou para os modelos iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e Pro Max, sem carregador incluso na caixa do produto. A representação brasileira da empresa de tecnologia tem 72 horas para responder a uma série de perguntas encaminhadas pelo Procon.

SAIBA MAIS | Apple lança nova linha iPhone 12 com 5G, mas sem carregador na caixa

Conforme O Globo, a empresa estadunidense precisa esclarecer dúvidas relativas a cinco perguntas, sobre a razão da venda do novo produto ser feita sem o adaptador de tomada na caixa, como funcionará a garantia se o cliente adquirir o iPhone e o acessório em datas diferentes, qual é o preço de um carregador oficial adquirido de forma separada, se o consumidor pode usar outros carregadores com o iPhone e qual é o tempo estimado de duração da bateria do aparelho. Ainda segundo o Procon-SP, o motivo da notificação é investigar se a nova prática da Apple pode ser considerada abusiva ao consumidor, pois um equipamento precisa do outro para funcionar.

Apesar da resposta ao Procon ainda estar pendente, a Apple já tornou pública algumas respostas às perguntas enviadas, no lançamento do produto. De acordo com a empresa, a decisão partiu do objetivo de reduzir o lixo eletrônico ao redor do mundo. Conforme a marca, os consumidores do produto já teriam diversos carregadores em casa e não teriam mais a demanda de novos.

O problema maior seria para clientes da marca que ainda não possuem o equipamento de carga. O preço estimado de um carregador compatível (USB-C oficial de 20 W) com o aparelho móvel é de R$219. Além disso, os novos celulares também virão sem fones de ouvido na embalagem. O celular, ainda sem preços definidos no Brasil, tem custos de U$ 699 a U$ 1.399, de acordo com a tabela divulgada para aparelhos vendidos nos Estados Unidos.

LEIA MAIS | iPhone 12 recebe homologação da Anatel e já pode ser comercializado no Brasil