Contas de personalidades e empresas no Twitter são invadidas; rede social bloqueia perfis verificados
Postagens pediam envio de bitcoins com a promessa de que a doação seria devolvida em dobro
20:44 | Jul. 15, 2020
Diversas contas no Twitter de celebridades, políticos e empresas foram invadidas na noite desta quarta-feira, 15. Entre os perfis atingidos estão políticos, como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, celebridades, como o cantor Kanye West, e mesmo empresas, como a Apple.
As contas hackeadas publicaram uma mensagem pedindo que os seguidores enviassem dinheiro para uma carteira de bitcoins - espécie de moeda eletrônica - prometendo que os valores seriam devolvidos em dobro. Segundo a emissora estadunidense CNN, o ledger do bitcoin - tipo de "livro caixa" onde todas as transações com o uso da moeda são registradas publicamente - mostram que cerca de 113 mil dólares (pouco mais de R$ 600 mil) haviam sido enviados para o endereço publicado.
O perfil de suporte da rede social publicou que as equipes da empresa já estão cientes do acontecido e tomando medidas para resolver o problema. Como medida de segurança, diversas contas verificadas - inclusive a do O POVO - estão temporariamente impedidas de publicar no site. Não há, até o momento, indícios de que dados pessoais de qualquer usuário tenham sido vazados pela invasão.