Nasa divulga vídeo time-lapse após capturar fotos do sol por uma década
Com cerca de uma hora de duração, o vídeo reúne 425 milhões de imagens em alta resolução da estrela e acumula 20 milhões de gigabytes de dados da NasaO mês de junho marca o aniversário de dez anos do Observatório da Dinâmica Solar (SDO), da agência especial americana Nasa. Para comemorar o evento, a instituição liberou um time-lapse (técnica de fotografia em rápido movimento) das capturas do Sol ao longo de uma década.
Com cerca de uma hora de duração, o vídeo reúne 425 milhões de imagens em alta resolução da estrela e acumula 20 milhões de gigabytes de dados. A sonda captura uma imagem do sol a cada 0,75 segundo. A Atmospheric Imaging Assembly (AIA, ou montagem atmosférica de imagens) capta imagens a cada 12 segundos em dez comprimentos de onda de luz.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No entanto, o vídeo reúne apenas uma das frequências, no qual é possível observar a "coroa" do Sol. O vídeo traz, além do aumento e da queda da atividade solar, erupções e eclipses que aconteceram na atmosfera solar.
A agência publicou uma versão resumida do vídeo no seu Twitter, mas o vídeo completo com mais de uma hora de duração está disponível no Youtube.
10 years.
— NASA (@NASA) June 24, 2020
20 million gigabytes of data.
425 million hi-res images of the Sun.
A new time-lapse video marks a decade of operations for our @NASASun Solar Dynamics Observatory. Watch: https://t.co/jRRWuBfcLb pic.twitter.com/SPBDWfJwzP