Como utilizar um banco de dados ‘localhost’ no Power BI com o XAMPP
Faça uma integração rápida entre o Power BI e um servidor local, o "localhost", utilizando o MySQL/MariaDB do XAMPPA aplicação do XAMPP é bem conhecida dos desenvolvedores web para a criação de websites em ambiente local e agora esse servidor pode ser utilizado para acessar banco de dados MySQL e MariaDB com o Power BI.
Confira tutorial:
- Instalar um servidor local
- Baixar um database do Mysql
- Conectar o banco ao servidor
- Acessar e configurar o Power BI
Às vezes, encontrar um bom banco de dados para treinar é um pouco complicado, então, utilizar algumas ferramentas disponíveis na web pode ser um grande passo no seu conhecimento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para iniciarmos o tutorial de como utilizar sua máquina local para torna-lo um servidor e acessar um banco de dados, vamos precisar realizar algumas instalações e baixar alguns arquivos.
Instalando o XAMPP
Primeiro vamos instalar o XAMPP, um servidor local que contém o Apache, MariaDB (versão Open Source do MySQL), PHP e Pear. Ou seja, muito mais do que precisamos para esse processo, aconselhamos instalarem todo os programas citados no processo na raiz do Windows.
Sakila DB
O segundo passo é encontrar um banco de dados para modelarmos, para isso, indicamos o Sakila, que é um DB gratuito que está no site oficial do MySQL. Aconselhamos baixar a versão ZIP.
Depois, criar uma pasta com o nome sakila, como sugerido, na raiz do C, para ficar mais fácil o acesso posteriormente. Em seguida descompactar os arquivos nesta pasta.
Adicionando o banco de dados no servidor local
Agora vem a parte um pouco mais chata: depois de instalado o XAMPP e iniciado seus serviços, vamos abrir um prompt, com o atalho ‘bandeirinha + R’ e digitar “cmd” na barra para abrirmos a linha de comando.
A seguir, vamos buscar o arquivo dentro da pasta XAMPP com o seguinte comando:
cd c:XAMPPmysqlin
Em seguida você acessará o usuário do banco com o comando:
mysql –u root –p
O resultado seguinte vai te pedir um password, aí basta apertar o enter novamente, pois não vamos usar senha em nosso tutorial e você já estará conectado ao Maria DB.
Dentro do servidor, vamos buscar os dados do sakila que baixamos com o comando:
source c:sakilasakila-schema.sql
Primeiro, e depois carregaremos o outro arquivo com o comando:
source c:sakilasakila-data.sql
Deveremos testar o banco, para isso, podemos digitar no prompt a linha:
use sakila
Vamos dar os comandos de SQL para acessarmos a base, no caso, verificou-se as tabelas com o comando:
show tables;
Não esquecer o ponto e vírgula do final pois faz parte da sintaxe do SQL, que as tabelas serão mostradas a você.
Para ver quantas linhas foram importadas na tabela film, por exemplo, utilizando o comando:
SELECT COUNT(*) FROM film;
(não esquecer novamente o ponto e vírgula do final).
Enfim, no Power BI
Acabando essa parte chata, vamos abrir o Power BI.
No Power BI, vamos clicar em obter dados, e procurar a opção “MySQL”. Talvez o Power BI informe que você precisará de um conector do MySQL e indicará uma página onde você poderá baixar. Depois de instalar, você terá que reiniciar o Power BI para que este funcione.
Depois de instalado, você busca a opção de MySQL novamente e configura conforme a foto. Talvez você receba uma mensagem de erro "DataSource.Error: Object reference not set to an instance of an object." Em seguida o aviso de que suporte à "criptografia não foi possível se conectar ao banco" aparecerá, mas você poderá utiliza-lo mesmo assim sem criptografia apertando o “OK”.
Você não conseguirá acessar ao banco, então vamos no menu “Arquivo > Opções e Configurações > Configurações da Fonte de Dados".
Marcar seu banco de dados e clicar em “Editar Permissões”, em seguida, “Editar”.
Vai abrir uma nova tela que você deve clicar na opção Banco de Dados e inserir o nome root e salvar.
Depois disso a tela carregará seus dados normalmente e é só correr para o abraço.
Alan Jhonson
Especialista de Métricas