Anatel homologa celulares da Samsung e da Motorola que ainda não foram anunciados
Sistema da agência indica que smartphones já podem ser vendidos no Brasil. Lançamentos devem acontecer em fevereiroA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, em seu sistema de autorização para vendas, diversos modelos das fabricantes Samsung e Motorola que sequer são oficiais. Os modelos pertencem às linhas Galaxy S20 e Z Flip, da fabricante coreana, e Moto G8, para a marca pertencente à Lenovo. As informações são dos jornalistas Everton Favretto, do Plantão Anatel, e Carlos Cardoso, do Pinguins Móveis.
A prática de homologar aparelhos ainda não anunciados não é incomum: quando o lançamento de um produto internacional não acontecerá muito antes do início das vendas no Brasil, é habitual que as fabricantes enviem unidades à Anatel para avaliação. Isso garante que, caso haja alguma adaptação a ser feita, exista tempo hábil para realizar as alterações.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
São ao menos seis modelos dessas fabricantes que serão lançados entre a metade e o final de fevereiro: na Samsung a linha Galaxy vai receber S20, S20+, S20 Ultra e Z Flip. A Motorola, por sua vez, solicitou e teve aprovadas a venda dos Moto G8 e G8 Power. Todos já estão autorizados pela agência.
Os modelos da Samsung já têm praticamente todos os detalhes conhecidos. Sites de tecnologia vazaram as especificações completas dos aparelhos, incluindo renderizações de toda a linha S20, enquanto o Z Flip já apareceu em fotos e vídeos. Eles devem ser anunciados em um evento no dia 11 de fevereiro, com as vendas iniciando em março. Considerando a homologação pela Anatel, é possível que o Brasil esteja na primeira leva de países a receber os celulares.
Leia mais: Celulares da nova linha Galaxy S20 custarão entre U$ 850 e U$ 1,2 mil
A Motorola está se preparando para lançar os Moto G8 e G8 Power durante a Mobile World Congress (MWC), evento anual de tecnologia que acontece em Barcelona, na Espanha. Ambos os aparelhos já tiveram especificações e renderizações vazadas, e devem acompanhar os outros modelos da linha G8, Plus e Play, lançados no final de 2019. Espera-se ainda o anúncio, durante o evento, de outros dois modelos: G Stylus, que terá uma caneta sensível ao toque para fazer anotações à mão livre na tela, e Edge+, primeiro topo de linha da empresa desde 2018.
Outros aparelhos de destaque destas fabricantes já passaram pelo País este ano. Os dobráveis Razr e Galaxy Fold são os primeiros smartphones flexíveis a serem vendidos mundialmente. O celular da Samsung, cuja tela abre para se transformar em um tablet, foi lançado nacionalmente no último dia 16 e passou por “venda relâmpago” entre os dias 22 e 23, com o preço a R$ 12.999. O Motorola, que se fecha como um celular de flip dos anos 2000, está disponível para teste em quiosques da empresa e de operadoras nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Recife e entrará em “venda limitada” a partir da próxima quinta-feira, 6.