Celular poderá captar batimentos cardíacos estando dentro do bolso
Novo sistema desenvolvido por pesquisadores norte-americanos está em fase de testes finais, mas não possui data oficial de lançamento
Um grupo de pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) está desenvolvendo um sistema para smartphones capaz de medir a frequência cardíaca e respiratória do usuário quando o aparelho estiver no bolso. O novo recurso, que está sendo chamado de Biophone, ainda não tem data de lançamento, mas os pesquisadores afirmam que a novidade já está em fase de testes finais.
De acordo com os estudiosos, a ferramenta deve usar o acelerômetro do aparelho celular. Ou seja, o novo sistema conseguirá capturar os dados através de pequenos movimentos do corpo humano - como o batimento do coração.
Em um dos testes realizados pelos inventores, os usuários deveriam fazer vários movimentos com o telefone dentro do bolso. Entre os exercícios, estavam deitar, sentar e até pedalar. Além do uso do celular, os cientistas também utilizaram sensores externos para compararem com os indicados no aparelho.
Segundo um dos inventores do novo sistema, Javier Hernandez, revelou que após uma bateria de testes os resultados foram bastante promissores.
Redação O POVO Online