Gengibre: para que serve, os benefícios e como usar
O gengibre é uma raiz que compartilha família com diversas outras especiarias. Confira para que serve, conheça benefícios para a saúde e veja como usarO gengibre é uma raiz de origem asiática, mais especificamente a Índia e a China, onde é utilizado como item essencial na medicina tradicional, devido aos seus inúmeros benefícios à saúde.
A especiaria é empregada principalmente em alimentos de cunho “saudável”, como chás, sucos verdes e sopas detox, de desintoxicação do organismo, mas também é um aliado na hora de preparar drinks mais elaborados.
Açafrão ou cúrcuma? CONHEÇA diferença, benefícios e para que serve
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineContendo os compostos bioativos 6-gingerol e 8-gingerol, o gengibre é rico em nutrientes, como as vitaminas C, um antioxidante natural que fortalece o sistema imunológico, e B6, imprescindível no controle do estresse por sua função fornecedora de cortisol.
As propriedades termogênicas do gengibre fazem com que ele seja uma ferramenta excelente para a queima de gordura corporal.
O gengibre para consumo pode ser encontrado em diversos locais, como lojas especializadas em produtos naturais e orgânicos, supermercados ou até feiras populares, devido à alta demanda pelo produto.
A popularidade da especiaria nos últimos anos fez com que sua variedade fosse ampliada, e hoje em dia o gengibre pode ser adquirido em pó, desidratado, em óleos essenciais e até em cápsulas de suplemento, além de, é claro, em seu estado fresco.
Quer entender mais sobre os benefícios do gengibre e como integrá-lo à sua alimentação? Saiba mais no texto a seguir.
Gengibre: como usar e os benefícios da especiaria
O gengibre é um grande aliado do sistema digestivo. Isso porque a especiaria age em diversas frentes pela estabilização de órgãos como o estômago e os intestinos, atuando como antioxidante, anti-inflamatório, combatendo a azia e a produção de gases no intestino, que causam desconforto e dor.
Os componentes do gengibre relaxam a musculatura do estômago e desinflamam os tecidos envolvidos no processo de absorção dos alimentos, proporcionando um maior conforto a quem ingere a raiz.
Seu cheiro pungente e suas propriedades bactericidas e anti microbianas auxiliam também a combater doenças que acometem o sistema respiratório e obstruem as vias aéreas do corpo.
O chá de gengibre, um dos usos mais populares da especiaria, é utilizado para ajudar a normalizar o funcionamento do sistema digestivo, além de ser um aliado na hora de relaxar os vasos no nariz humano, auxiliando na recuperação de doenças como gripe, resfriado etc.
Apesar dos benefícios, não se deve abusar do gengibre, que apesar de versátil tem aroma e gosto muito fortes: o consumo de mais de 5g de gengibre em um só dia pode causar dor, desconforto, subidas de pressão e disfunções nos intestinos.
Para que serve o gengibre: o que dizem os especialistas
Uma das funções do gengibre, cuja versatilidade é destacada por nutricionistas, é sua propriedade antiemética. A emese é o vômito, frequentemente apresentado por crianças, cujo sistema digestivo ainda se adapta aos alimentos, e grávidas, cujos enjoos são notórios, especialmente pela manhã.
O consumo de produtos com gengibre é indicado pela nutricionista Amanda Maia, que ressalta seu amplo público-alvo.
“O gengibre age de diversas formas, auxiliando na diminuição dos níveis de colesterol do sangue, acelerando o metabolismo e ajudando no processo de digestão, melhorando os enjôos. Para crianças e gestantes, que sofrem com isso, essa especiaria pode ser consumida como chá, ou até mesmo combinada ao suco de frutas.”
A função antibiótica do gengibre, presente também em outras especiarias, como o cardamomo, é ressaltada pela nutricionista. Para ampliar a ação do gengibre no organismo, também pode ser utilizado como tempero nos alimentos do dia a dia, afirma Amanda, proporcionando um maior bem-estar.
Quer conhecer outras especiarias e seus usos e benefícios para a saúde? CONFIRA nossos textos sobre a canela e a baunilha.