Creatina: antes ou depois do treino? Saiba a melhor hora de tomar
Suplemento costuma ser parte da rotina de quem pratica atividades físicas, consumido antes ou depois dos treinos. Saiba quando consumir a creatina
23:42 | Mai. 28, 2024
Com o aumento de pessoas interessadas em cuidar da saúde, os suplementos passaram a ser implementados na alimentação dos que praticam atividades físicas. A creatina e o whey são os exemplos mais comuns.
A creatina é consumida geralmente diluída em água ou outras bebidas. Além dos benefícios para a prática de atividades física, o composto também fortalece os fios de cabelo e melhoram funções cognitivas. Entenda a seguir quando é a melhor hora para tomar a creatina.
Creatina: quando consumir? Antes ou depois do treino?
A creatina não tem benefícios imediatos, assim, o uso deve ser diário, mesmo que a pessoa não treine todos os dias. É importante manter regularidade no uso do suplemento, para que o nível da substância aumente nos músculos.
A nutricionista Victorya Portela explica que, no entanto, é indicado consumir próximo ao período de atividade física. “Isso ajuda na absorção. Ela (a creatina) também é melhor absorvida com carboidratos, então pode associar com uma fruta, por exemplo”, completa.
LEIA MAIS | Creatina: relatório reprova 25 marcas por impurezas; veja quais foram
Creatina: precisa de indicação médica para tomar?
Para tomar creatina, não é necessário procurar um especialista, qualquer pessoa pode comprar e começar a consumi-la.
No entanto, Portela aconselha que, se possível, a pessoa pode marcar uma consulta com um nutricionista para fazer uma avaliação mais detalhada, receber recomendações de dosagem e verificar a alimentação. O suplemento deve ser usado em conjunto com uma alimentação e rotina saudáveis.
Creatina: substância é produzida pelo corpo
Apesar de ser consumida como suplemento, a creatina é produzida naturalmente pelo corpo. É uma junção de três aminoácidos: metionina, glicina e arginina.
O organismo metaboliza cerca de um grama de creatina por dia, quantidade considerada baixa. Por isso, pode ser complementada com alimentos como carne vermelha, peixe, frango e ovo.
Com informações de Yuri Gomes.