Canela: quais os benefícios, para que serve e como fazer receitas

A canela é, talvez, a mais conhecida das especiarias, muito utilizada na produção de sobremesas. Conheça benefícios, para que serve, como fazer e usar

23:35 | Ago. 30, 2022

Por: Camila Garcia
A canela pode ser consumida em pau, como é extraída da árvore, ou em pó, após ser moída. Consumida com doces e salgados, tem diversos benefícios para a saúde. (foto: Reprodução / Pixabay)

Uma das especiarias mais conhecidas é a canela, ou a Cinnamomum verum. Nativa do Sri Lanka mas popularizada na Índia, onde foi apresentada aos portugueses, que a levaram de volta para a Europa, a canela é produzida a partir da raspagem do tronco avermelhado da caneleira, também chamada de Cinnamomum.

Açafrão ou cúrcuma? CONHEÇA diferença, benefícios e para que serve

A canela é uma das especiarias com maior versatilidade, sendo utilizada em pratos de ampla diversidade, desde sobremesas até bebidas quentes e marinados, além de ser muito empregada na alimentação fitness para o pré-treino.

Devido às suas propriedades termogênicas, a canela traz muitos benefícios à saúde, e acelera o metabolismo, preparando-o para horas de exercício intenso e queima de gordura.

Seu aroma único é uma de suas características mais distintivas; o cheiro adocicado mascara o gosto adstringente da especiaria, e faz com que combine com diversos alimentos, como a maior parte das frutas - especialmente as tropicais.

Quer entender mais sobre a canela e quais benefícios ela pode trazer para a sua saúde? Saiba mais no texto a seguir.

Canela: como usar e quais os benefícios para saúde

A canela é utilizada desde a Antiguidade, mas foi a partir das Grandes Navegações que ela foi disseminada pela Europa e se tornou uma das especiarias mais utilizadas por todo o mundo.

Diferentemente de outros temperos exóticos, a canela é bem mais barata, estando presente em supermercados, feiras, e em lojas específicas de produtos, sendo de fácil acesso para os brasileiros.

Um exemplo conhecido do uso da canela é na culinária portuguesa, originária do país responsável por trazer a especiaria até o Brasil. A sobremesa mais famosa da nação ibérica é o pastel de nata, ou pastel de Belém, feito com massa folhada, por cima do qual coloca-se canela para enriquecer o sabor do creme.

Apesar das capacidades termogênicas da canela serem muito lembradas, ela possui muitas outras propriedades. Assim como a maioria das especiarias, é anti-inflamatória e antioxidante, eliminando os radicais livres do corpo e prevenindo doenças e o agravamento de inflamações crônicas.

A canela age como um anticoagulante natural, “afinando” o sangue, ajuda a controlar os níveis de açúcar e de insulina no sangue, prevenindo a diabetes, e detém os níveis de gordura no formato de colesterol e triglicérides no sangue, impedindo o acúmulo dessas partículas no organismo e o aumento significativo dos seus níveis, o que pode ser muito danoso à saúde.

Uma contraindicação do uso da canela de forma desregrada seria para pessoas que sofrem com problemas no sistema digestivo, mais especificamente em relação à produção de suco gástrico.

Já que a especiaria aumenta a taxa de funcionamento do metabolismo, isso acarreta também em uma produção acelerada de suco gástrico, o que pode causar agravamento em casos de úlcera, gastrite, refluxo e outras disfunções.

Como usar e para que serve a canela: o que dizem os especialistas

A nutricionista Luisa Carvalho, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), ressalta a amplitude da empregabilidade da canela.

“Ela pode ser utilizada para ajudar a deixar as preparações levemente adocicadas, como na preparação de bolos. Pode ser adicionada a frutas, ao mingau, ao iogurte, e pode também ser utilizada na preparação de legumes, arroz, peixes e frango.”

A profissional destaca a função anti-inflamatória e antioxidante, explicando que existem devido à presença de diversos flavonóides e polifenóis na composição da canela.

Os flavonóides são partículas não-nutrientes com alto potencial antioxidante, presentes principalmente em uma popular bebida: o vinho. Já os polifenóis são compostos orgânicos que protegem nossas células dos raios solares e cósmicos, detendo o envelhecimento e o aparecimento de tumores.

“Foi observado que a canela ajuda na diminuição significativa do açúcar no sangue em jejum e melhorou a sensibilidade à insulina,” explica a nutricionista. “Por conta dessas propriedades, a canela melhora o estado de saúde de pacientes com diabetes e SOP (Síndrome do Ovário Policístico), que sofrem com inflamações”, completa.

Receitas com canela: como fazer

A nutricionista Luisa Carvalho forneceu duas receitas utilizando a canela para incluir a especiaria no seu cardápio cotidiano:

Bolo de banana com canela no microondas:

Ingredientes

  • 1 banana média madura
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de sobremesa de doce de leite

Modo de preparo:

Bata o ovo, amasse a banana e junte os dois, depois adicione o farelo de aveia, a canela e misture, por último adicione o doce de leite sem mexer. Coloque no microondas por 3 minutos e estará pronto.

Chocolate quente cremoso:

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 canela em pau
  • 1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:

Em um liquidificador coloque o leite, o cacau em pó e o açúcar. Despeje a mistura em uma panela antiaderente com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Retire a canela e sirva quente.

Quer conhecer outras especiarias e seus usos e benefícios para a saúde? CONFIRA nossos textos sobre o gengibre e sobre a baunilha.

Chás: conheça benefícios, para que serve e aprenda como fazer