Baunilha: como fazer extrato, para que serve, benefícios e receitas

A baunilha é uma das especiarias mais valiosas do mundo. Confira como fazer extrato, para que serve, benefícios para saúde, como usar e aprenda receitas

22:37 | Ago. 31, 2022

Por: Camila Garcia
A baunilha é uma especiaria rara e exótica. Confira como fazer extrato, para que serve, benefícios e aprenda receitas (foto: Divulgação / Kitchen Aid)

A baunilha é originária do México, e foi encontrada pelos espanhóis na época das invasões europeias nas Américas. Hoje, a especiaria é a segunda mais cara do mundo, perdendo somente para o açafrão (ao final do texto aprenda a fazer o extrato).

Com diversos usos no mercado, a baunilha é uma planta com flor da família das orquídeas, chamada Vanilla planifolia, e é a única comestível do enorme grupo de mais de 20 mil espécies integrantes.

Açafrão ou cúrcuma? CONHEÇA diferença, benefícios e para que serve

Seu cheiro adocicado, que “gruda” no nariz - e na memória - é tão marcante que o principal uso da especiaria fora da produção de produtos com saborização ou aromatização é na composição de perfumes.

Algumas das marcas mais caras de perfumes, como Lancôme, Tom Ford e Jo Malone, se especializam em colônias com fortes notas de baunilha, que fazem sucesso.

Hoje em dia, a maior parte da baunilha produzida e comercializada no mundo vem da ilha de Madagascar, no sudeste da África, mas o México ainda contribui, mesmo que de forma mais discreta.

Apesar da enorme variedade de flores de baunilha, apenas duas, a Bourbon e a Tahitian, são vendidas no mercado para o consumo.

Quer saber mais sobre a história da baunilha e como é utilizada na indústria e no comércio, além dos seus benefícios para a saúde? Descubra mais no texto a seguir.

Baunilha: os benefícios e como usar

De acordo com os registros históricos, foi a partir das viagens do espanhol Hernán Cortez que a baunilha foi introduzida na sociedade e na economia europeias, após ser trazida do México junto à outra iguaria americana: o cacau.

Os astecas, cultura que desenvolveu o cultivo de ambos, os serviam para a realeza e pessoas mais nobres. Hoje em dia, ainda é possível desfrutar da baunilha em seu formato mais fresco, diferente do consumo de produtos que utilizam o aroma da baunilha para simular o sabor.

Ao inserir as vagens de baunilha em um líquido misto de água e álcool e deixá-lo em conserva, se obtém o extrato de baunilha, utilizado em uma ampla gama de receitas por chefs que buscam integrar a complexidade da especiaria nos pratos.

Da quantidade total de baunilha utilizada no mundo hoje, 97% é artificial. Isso se deve à um acontecimento trágico.

Em 2000, um furacão que atingiu a ilha de Madagascar destruiu uma parte das plantações de baunilha, fazendo com que os maiores produtores do mercado fizessem a transição para o extrato de baunilha sintético, que é bem mais açucarado que o natural.

Essa troca, e a amplitude do uso do extrato artificial em produtos consumidos cotidianamente, como a Coca-Cola, fizeram com que a maior parte da população se acostumasse, e, ainda, preferisse o sabor sintético após alguns anos.

A baunilha, apesar de não ser tão reconhecida por seus benefícios à saúde quanto por seu cheiro e gosto marcantes, também apresenta propriedades benéficas.

Assim como todas as especiarias, a baunilha possui uma forte ação antioxidante que elimina os radicais livres no organismo, prevenindo doenças e acúmulo de partículas nos órgãos.

A baunilha também tem compostos muito utilizados na indústria dos cosméticos: a mucilagem, composto presente nas pétalas da flor de baunilha, tem uma enorme capacidade para retenção de água, o que prolonga a hidratação da pele e confere um aspecto fresco e vivaz à epiderme.

A mucilagem está presente em grande parte dos hidratantes comercializados.

Sorvete de baunilha: aprenda em vídeo a fazer a receita do campeão do MasterChef  3

Baunilha: receita de como fazer extrato natural para ter em casa

Ingredientes

  • 5 vagens de baunilha
  • 250 ml de vodka
  • 2 colheres de chá de açúcar (opcional)

Modo de Preparo

  1. Abra as favas de baunilha ao meio e raspe as sementes. Coloque tudo numa garrafinha de vidro com capacidade de aproximadamente 300ml.
  2. Adicione 250 ml de vodka (deve cobrir as favas). Tampe e sacuda bem o frasco.
  3. Guarde em local escuro por pelo menos 2 meses antes de usar. A cada 1 semana sacuda o frasco.

Dicas

  • Você pode usar outras bebidas fortes como rum, whisky etc. Nesse caso o extrato terá o sabor da bebida de escolha.
  • Quanto mais tempo você deixar seu extrato repousar, mais intenso será seu sabor final.

Receita de extrato de baunilha natural: Site Dani Noce.

Quer conhecer outras especiarias e seus usos e benefícios para a saúde? CONFIRA nossos textos sobre o gengibre e a canela.

Chás: conheça benefícios, para que serve e aprenda como fazer