Formiga na comida: pode comer o alimento que estava com o inseto?
A presença de formigas na comida pode parecer inofensiva, mas esses insetos carregam bactérias que podem causar doenças gastrointestinais, alerta especialista
Quem nunca abriu um pote de açúcar e se deparou com a presença de formigas nele? Conhecidas como “formigas doceiras”, as formigas da espécie Monomorium floricola podem ser encontradas com facilidade em cozinhas e armários onde ficam guardados os alimentos. É por isso que existe a dúvida se pode ou não comer o alimento que estava com o inseto.
LEIA TAMBÉM | Humanos "perdem" para formigas em teste de inteligência coletiva
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em entrevista ao O POVO, a nutricionista Thais Amorim destaca que mesmo que pareçam inofensivas, as formigas são consideradas vetores de contaminação.
“Esses insetos circulam por locais como ralos, lixos e superfícies sujas, carregando bactérias que causam doenças gastrointestinais, como a Salmonella e E. coli”, diz a especialista.
O que fazer com alimentos contaminados por formigas?
Ainda que a Anvisa estabeleça limites máximos aceitáveis para contaminantes na produção alimentar industrial, as normas da vigilância sanitária determinam que alimentos que tiveram contato com quaisquer tipos de insetos devem ser totalmente descartados.
“Por mais que pareça desperdício, a recomendação é não consumir”, afirma Thais, que alerta para o risco de contaminação invisível, com infecções causadas pela transmissão das bactérias mencionadas.
7 dicas para afastar as formigas do pote de ração
Até mesmo o açúcar, que parece um alimento “seco e limpo” deve ser descartado, adverte a nutricionista, reforçando que a segurança e higiene alimentar devem sempre vir em primeiro lugar.
Qual o perigo de ingerir alimentos contaminados por insetos como formigas?
A ingestão de alimentos contaminados por formigas pode causar desde sintomas leves, como dor de barriga, até mesmo quadros mais graves de intoxicação alimentar causados por microrganismos patogênicos como Staphylococcus, Salmonella e Pseudomonas.
Segundo Thaís, o quadro é mais preocupante para crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa. Como nutricionista, ela orienta: o cuidado no armazenamento dos alimentos é também uma forma de prevenção à saúde.
Comer formigas faz bem para a vista ou isso é mito?
Uma crença bastante difundida nos lares de famílias brasileiras é a de que comer formiga faz bem para a vista. No entanto, Thais é categórica ao afirmar: não passa de um mito sem base científica.
“A saúde dos olhos está ligada ao consumo de nutrientes como a vitamina A, encontrada em alimentos como cenoura, abóbora, manga e vegetais verde-escuros”, responde.
A especialista encerra lembrando que as formigas não oferecem benefícios nutricionais reconhecidos e que podem representar um risco sanitário quando ingeridas acidentalmente.