Padaria é interditada em BH e três casos de botulismo são investigados
A Secretaria de Saúde e a Polícia Civil investigam internação de três pessoas após consumirem torta e salgados em padaria de Belo Horizonte
Três pessoas de uma mesma família foram internadas após comerem tortas e salgados de uma padaria no bairro Serrano, região da Pampulha, em Belo Horizonte. Os casos são investigados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), como suspeita de botulismo.
VEJA | Bahia registra seis casos de botulismo, com duas mortes confirmadas
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os respectivos clientes foram internados em estado grave após consumirem os produtos do estabelecimento nesta segunda-feira, 24. Entre as vítimas estão um casal de jovens, de 23 e 24 anos, e uma idosa de 78 anos.
Algumas horas depois da compra, os primeiros sintomas se manifestaram no casal de jovens. De acordo com boletim de ocorrência, eles chegaram a devolver o produto ao estabelecimento por constatarem que estava impróprio para consumo. Ambos passaram mal e foram atendidos.
Na manhã seguinte, terça-feira, 25, a idosa manifestou os primeiros sintomas graves. A mulher teve uma parada respiratória, precisando ser reanimada pelo filho antes de chegar na unidade hospitalar.
Em última atualização, o casal seguia internado em unidade de terapia intensiva no hospital municipal de Sete Lagoas, cidade vizinha a Belo Horizonte. Já a idosa permanece no CTI de um hospital particular.
Caso de botulismo em BH: Polícia Civil investigava envenenamento
A princípio, a Polícia Civil apurava a possibilidade de envenenamento. No entanto, a Secretaria de Saúde foi notificada sobre a suspeita de contaminação por botulismo.
Após ser comunicada sobre o caso, a Polícia Civil de Minas Gerais isolou o local, acionou a perícia técnica e a vigilância sanitária, além de levar o proprietário da padaria para prestar depoimento. Amostras dos alimentos foram recolhidas e enviadas para análise.
Padaria é interditada em BH
Em uma operação conjunta das equipes de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária dos municípios de Sete Lagoas e Belo Horizonte, além da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), os alimentos foram analisados e o estabelecimento segue interditado.
A Vigilância Sanitária de Belo Horizonte interditou o estabelecimento após constatar falta de alvará sanitário e problemas estruturais ainda nesta quarta-feira, 23.
O que é botulismo?
De acordo com o Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença grave e rara que pode ocorrer pela ingestão de alimentos contaminados — quando não há produção ou conservação adequada — ou por meio de ferimentos.
A enfermidade é causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum e pode levar à morte em razão da paralisia da musculatura respiratória.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente