Chiclete à base de feijão pode ajudar a prevenir gripe e herpes? Entenda

Chiclete à base de feijão pode ajudar a prevenir gripe e herpes? Entenda

Nova goma de mascar à base de feijão-de-lablab promete reduzir em mais de 95% a carga viral de gripe e herpes, segundo estudo americano recente

Uma goma de mascar feita a partir do feijão-de-lablab, uma leguminosa trepadeira originária da África Subsaariana, pode se tornar a próxima grande ferramenta no combate à transmissão viral de doenças como a gripe e até mesmo herpes.

De acordo com um novo estudo conduzido por cientistas da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade da Pensilvânia, o produto pode neutralizar os vírus da gripe e do herpes em mais de 95%, atuando diretamente na boca — lugar em que muitas infecções se originam.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em um mundo cada vez mais conectado, as doenças infecciosas representam uma ameaça crescente. Surtos de vírus como H1N1, Ebola, Zika e H5N1 (gripe aviária), além da pandemia de Covid-19, demonstraram a rapidez com que essas doenças se espalham e os impactos significativos que causam à saúde global e à economia.

Semaglutida manipulada: substância pode trazer riscos, alertam entidades; ENTENDA

Chiclete que inibe gripe e herpes: necessidade e auxílio

As baixas taxas de vacinação contra a gripe e a ausência de uma vacina para o herpes reforçam a necessidade de novas estratégias de combate.

Uma abordagem promissora é a redução da carga viral no ponto de transmissão. Para vírus como os da gripe e do herpes, que costumam se espalhar mais facilmente pela boca do que pelo nariz, isso significa focar na cavidade oral.

Agora, em um estudo publicado na revista Molecular Therapy, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, em colaboração com cientistas da Finlândia, fizeram exatamente isso.

Chiclete que inibe gripe e herpes: resultados

A pesquisa demonstrou que 40 miligramas de goma produzida com dois gramas de feijão-de-lablab foram suficientes para reduzir a carga viral em mais de 95%.

Anvisa proíbe a comercialização de 19 produtos da Black Skull Pharma; VEJA lista

É importante destacar que os pesquisadores prepararam a goma como um medicamento de grau clínico, em conformidade com as especificações da Food and Drug Administration (FDA) — a “versão americana da Anvisa” — e constataram que a goma é segura para uso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar