Leite condensado diluído vira leite?
A "descoberta" vem viralizando nas redes sociais. Nutricionista alerta sobre o risco desse habito
Uma nova tendência vem ganhando força nas redes sociais nos últimos dias: a diluição do leite condensado em água para transformá-lo em leite. Diversos vídeos viralizaram mostrando pessoas experimentando a mistura e confirmando que ela realmente se assemelha ao leite comum. Mas será que essa alternativa oferece os mesmos benefícios nutricionais?
Conforme o nutricionista Abelardo Moreira, coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará, o leite e o leite condensado são produtos distintos e não possuem a mesma composição nutricional.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O leite condensado é obtido a partir da desidratação parcial do leite, do leite concentrado ou até mesmo de leite reconstituído com adição de açúcar. Esse produto pode ter teores de gordura e proteína ajustados conforme a característica desejada pelo fabricante”, afirma.
Ele ressalta que o leite condensado não pode substituir o leite. “Ao diluir, a composição nutricional resultante não se equipara à do leite tradicional. Se fizermos uma comparação simples para obter a mesma quantidade de cálcio presente no leite convencional, a reconstituição do leite condensado resultaria em um produto com muito mais calorias, menos proteínas e maior quantidade de carboidratos. Isso demonstra que a composição nutricional é modificada”, diz.
O especialista alerta para os riscos do alto teor de açúcar do leite condensado, que se consumido a longo prazo pode aumentar as chances de desenvolver doenças metabólicas como de resistência à insulina, diabetes, doenças cardiovasculares, aumento de peso e entre outros.
“O consumo excessivo de açúcar refinado é prejudicial à saúde. Pessoas com intolerância à glicose, pré-diabéticas, diabéticas ou que estejam buscando restrição calórica devem evitar essa prática. Uma alternativa mais segura para armazenar leite por mais tempo é o leite em pó, que pode ser reconstituído conforme a orientação do fabricante”, finaliza.
Contexto histórico: como o leite condensado surgiu e se popularizou?
Criado em 1856 pelo norte-americano Gail Borden, o leite condensado surgiu como uma solução para conservar o leite por mais tempo. Com a Guerra Civil Americana (1861–1865), ele tornou-se essencial para alimentar soldados devido à sua alta concentração de calorias.
Mais tarde, a Nestlé ajudou a popularizar o produto pelo mundo, chegando ao Brasil em 1890, com o famoso Leite Moça. O produto se consolidou na cultura gastronômica, especialmente após a criação do brigadeiro em 1945.
Durante a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes, eleitoras misturaram leite condensado com chocolate para vender o doce e arrecadar fundos. O candidato não venceu a eleição, mas a receita conquistou o Brasil.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente