Suplementos com ora-pro-nóbis são proibidos pela Anvisa; conheça a planta
Anvisa proibiu suplementos com ora-pro-nóbis por falta de regulamentação, impedindo sua fabricação, venda e uso para garantir segurança dos consumidores
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publico, nesta quinta-feira, 3, no Diário Oficial da União, a proibição de todos os suplementos alimentares que contenham ora-pro-nóbis. A medida foi adotada porque a planta não é autorizada como ingrediente para esse tipo de produto.
Suplementos que contenham ora-pro-nóbis em sua composição não estão autorizados para comercialização, distribuição, fabricação ou uso.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A decisão da Anvisa não é uma novidade, já que a espécie Pereskia aculeata nunca teve seu uso autorizado na fabricação de suplementos alimentares.
Por que a Anvisa proibiu os suplementos com ora-pro-nóbis?
A proibição tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores, uma vez que não há regulamentação técnica estabelecida para a produção de suplementos contendo ora-pro-nóbis.
Suplemento de colágeno: segredo da pele perfeita ou propaganda enganosa; CONFIRA
Isso significa que não existem parâmetros de qualidade e segurança definidos para esses produtos, o que pode representar riscos à saúde.
Diante disso, a Anvisa reforça a importância de os consumidores verificarem a composição dos suplementos que consomem e se os ingredientes utilizados são devidamente autorizados e regulamentados pelo órgão.
Ora-pro-nóbis: propagandas irregulares e restrições da Anvisa
Além da falta de regulamentação, a Anvisa identificou propagandas irregulares desses produtos, em desacordo com as normas técnicas vigentes.
É importante destacar que a proibição se aplica apenas ao uso da ora-pro-nóbis em suplementos alimentares, não afetando seu consumo ou comercialização in natura.
VEJA 7 benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde e como usá-la
Reconhecida por seu alto valor nutricional, a ora-pro-nóbis é tradicionalmente utilizada na culinária brasileira, especialmente nos estados de Goiás e Minas Gerais.