Bioimpedância: saiba o que é, para que serve e como fazer o exame
Avaliação é utilizada para delimitar treinos e até antever doenças cardiovasculares. Saiba tudo sobre o teste de bioimpedância
Muito utilizado por profissionais da nutrição, o teste de bioimpedância tem se tornado popular com a oferta gratuita ou por um preço baixo em farmácias e redes de academias.
A nutricionista e professora Kelly Christine falou ao O POVO sobre o objetivo do exame e os cuidados antes de realizá-lo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O que é a bioimpedância?
A bioimpedância é, na verdade, uma avaliação nutricional por meio da qual o profissional consegue ter um melhor dimensionamento das estruturas do corpo.
Sendo uma avaliação tridimensional, ele promove um maior detalhamento sobre essas informações.
É um método não-invasivo, indolor, livre de radiação, rápido, seguro e simples, capaz de estimar clinicamente a composição do organismo, de acordo com Associação Brasileira de Nutrologia Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral.
Bioimpedância: como é feita?
A avaliação é feita com uma balança de bioimpedância: o paciente mantém os pés em contato direto com os eletrodos da balança e segura a haste com as mãos, posicionando os polegares nos eletrodos.
Em alguns minutos, a balança divulga todo o percentual de massa corporal, utilizado a medição da resistência elétrica dos tecidos do corpo.
Para que serve a bioimpedância?
“Quando fazemos a avaliação nutricional, nosso objetivo é saber como está a massa gordurosa, o tecido adiposo, o tecido muscular... E a bioimpedância vai me dar precisamente qual é o percentual”, explica Kelly Christine.
O método é mais preciso que o IMC (Índice de Massa Corporal), que calcula somente a relação entre o peso e a altura da pessoa. Hoje em dia entende-se que não é apenas o peso o fator determinante para avaliar se alguém está saudável ou não.
Nas academias, é comum que o personal trainer utilize a bioimpedância para acompanhar a evolução do aluno e organizar o plano de treino.
O exame também é utilizado para avaliar a quantidade de gordura visceral - gordura que reveste os órgãos abdominais - no corpo. Ela é associada à obesidade androide, aquela que se localiza principalmente no abdome e também é conhecida como “formato de maçã”, e a riscos de doenças cardiovasculares.
Bioimpedância deve ser indicada por um profissional?
A bioimpedância pode ser indicada por médicos, mas é feita, geralmente, por um nutricionista. Kelly explica que ela deve ser feita com um acompanhamento nutricional.
“Para você fazer essa avaliação física não é chegar aleatoriamente e fazer o exame. Você tem que chegar com a indicação de um profissional da área de nutrição”, destaca.
Bioimpedância: como se preparar para o exame?
A bioimpedância tem algumas restrições, principalmente no dia anterior à avaliação:
- Manter uma dieta leve e beber bastante líquido;
- Não ingerir bebidas alcoólicas, pelo menos 24 horas antes do exame;
- Não ingerir bebidas estimulantes, como refrigerantes e café;
- Não fazer exercícios físicos pelo menos quatro horas antes do exame.
Já na hora do exame é importante usar roupas leves e não usar adornos como brincos e colares, assim como piercings.
A profissional também explica não haver horário mais indicado para o exame, mas o ideal é que ele seja feito pela manhã:
“De manhã cedo é bom porque você, no dia anterior, comeu alimentos mais leves e se hidratou também, né? Se você vai fazer no final da tarde, você já tem ingerido muita coisa, você tem comido gordura”, explica.
Quais são as contraindicações ao exame da bioimpedância?
O exame da bioimpedância não é indicado para:
- Mulheres grávidas, principalmente no primeiro trimestre da gestação;
- Portadores de marcapasso;
- Cardíacos; e
- Crianças.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente