Estudo afirma que tatuagem pode aumentar os riscos de câncer no corpo

Estudo afirma que tatuagem pode aumentar os riscos de câncer no corpo

Um estudo sugere que a tinta de tatuagem pode afetar o sistema imunológico e aumentar o risco de câncer, levantando preocupações sobre seus impactos na saúde

Os riscos potenciais à saúde associados à tinta de tatuagem injetada têm sido amplamente ignorados. No entanto, um estudo da Universidade do Sul da Dinamarca (SDU) e da Universidade de Helsinque sugere que a tinta das tatuagens pode comprometer o desempenho do sistema imunológico.

Reverenciadas por sua importância cultural, significado pessoal e apelo artístico, as tatuagens têm adornado corpos humanos ao longo da história. Essa forma única de arte não é apenas uma antiga tradição tribal, mas também um meio popular e contemporâneo de autoexpressão.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Uma equipe de pesquisa afirma que isso ocorre porque a tinta da tatuagem se acumula nos gânglios linfáticos e não permanece apenas no local onde foi injetada.

Tatuagem pode causar câncer? O caminho da tinta no corpo

Assim que o tatuador aplica a tinta na pele, o corpo humano identifica os pigmentos como substâncias estranhas.

Parte da tinta permanece na pele, tornando a tatuagem permanente, mas outra parte circula pelo sangue e se acumula nos gânglios linfáticos. Esses órgãos são pequenas estruturas que ajudam a proteger o corpo contra substâncias químicas nocivas.

As bactérias na boca que podem dar pistas sobre saúde do cérebro; VEJA

Especialistas estão preocupados com a possibilidade de tinta nos gânglios linfáticos causar surtos a longo prazo e, possivelmente, contribuir para o desenvolvimento do câncer.

Tatuagem e câncer: preocupações com a saúde

Como o sistema linfático desempenha um papel fundamental na resposta imunológica, qualquer interferência causada por substâncias estranhas pode ter consequências a longo prazo.

Os cientistas temem que, se o sistema imunológico continuar combatendo partículas de tinta, isso poderá levar a um crescimento celular anormal, aumentando o risco de câncer. No entanto, como o câncer se desenvolve lentamente, ainda é difícil determinar o impacto verdadeiro das tatuagens na saúde.

Existe uma relação entre tatuagens e câncer?

Para investigar essa possível relação, foram utilizados dois modelos de estudo com gêmeos, a fim de melhorar o controle de fatores de conclusão. O primeiro foi um estudo de coorte com 2.367 duplas de irmãos selecionadas aleatoriamente.

Os diagnósticos de câncer foram obtidos no Registro Dinamarquês de Câncer, enquanto os dados sobre a exposição à tinta de tatuagem vieram da pesquisa Danish Twin Tattoo, realizada em 2021.

No estudo de caso-controle, uma análise individual indicou que o risco de câncer de pele (de qualquer tipo, exceto carcinoma basocelular) era 1,62 vezes maior entre pessoas tatuadas.

O tamanho da tatuagem pode influenciar o risco?

O estudo revelou ainda que o tamanho da tatuagem é importante. Tatuagens grandes eram uma associação mais forte com o risco de câncer do que as menores. Em relação ao linfoma, pessoas com tatuagens extensas tiveram uma taxa de ocorrência quase três vezes maior.

Por que comer só produtos de origem animal é um risco ?; SAIBA MAIS

“Isso sugere que, quanto maior a tatuagem e quanto mais tempo ela estiver no corpo, maior será o acúmulo de tinta nos gânglios linfáticos”, explicou Signe Bedsted Clemmensen, professora assistente de bioestatística na SDU, em entrevista à revista Earth.

Apesar das preocupações com a saúde, a popularidade das tatuagens continua a crescer. O estudo Danish Twin Tattoo Cohort revelou que quase 40% das mulheres e 30% dos homens fazem tatuagens até os 25 anos.

Essa tendência é uma tendência global, impulsionada pela crescente limitação social das tatuagens, especialmente entre jovens e mulheres.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar