O que comer antes de dormir? Veja os alimentos que não atrapalham o sono
Alimentos consumidos nas últimas refeições do dia podem ajudar a ter uma boa noite de sono. Veja dicas do que comer antes de dormir
18:00 | Fev. 09, 2025
A alimentação é um dos fatores que garantem a qualidade do sono, já que até o horário em que você come pode influenciar seu relógio biológico. Com exercício físico e uma boa rotina noturna, os alimentos são aliados para a boa noite de sono.
Para isso, é necessário estar atento à alimentação no decorrer do dia, principalmente as últimas refeições. Confira quais alimentos consumir antes de dormir.
Quais alimentos comer antes de dormir?
O jantar é uma refeição que deve ser leve e de fácil digestão. É comum que as pessoas deixem de lado pratos como “arroz e feijão” e deem preferência para lanches, atitude recomendada pela nutricionista Victorya Portela.
“No jantar, é bom consumir pratos com proteínas magras, como ovos, além de lanches como os sanduíches naturais. Para a ceia - refeição feita logo antes de dormir - pode ser um chá ou leite”, indica a profissional.
4 receitas de pratos leves para o jantar; CONFIRA
É preciso ter intervalo entre a refeição e a hora de dormir? Entenda
Os horários em que você come antes de dormir podem interferir na qualidade do sono. Alimentos que levam mais tempo para serem digeridos, como frituras e comidas ricas em gordura, podem causar desconfortos se forem consumidos próximo à hora de dormir.
Por isso, o ideal é um cardápio leve e que a última refeição seja feita entre uma e duas horas antes de dormir, para evitar refluxo ou desconforto abdominal.
Entretanto, comer perto da hora de dormir não tem relação com o acúmulo de gordura, ou seja, não engorda.
“O que vai te fazer engordar é a relação entre as calorias consumidas e seu gasto energético, mas se você consumir alimentos que não são recomendados, isso vai dificultar sua digestão e afetar o metabolismo”, explica Portela.
Pode comer banana antes de dormir? Veja frutas indicadas para a hora do jantar
Há uma crença popular de que não podemos comer banana à noite, pois causaria mal-estar por não ser de fácil digestão. No entanto, esta informação não passa de um mito, replicado entre gerações.
A nutricionista afirma que não há nenhuma contraindicação ao consumo de banana antes de ir dormir. Ao contrário, a fruta possui nutrientes que podem auxiliar a rotina do sono.
“A banana, na verdade, é uma fruta que pode ser consumida à noite, pois tem triptofano e magnésio. O triptofano é precursor de serotonina, hormônio que ajuda a regular o sono”, explica.
Além da banana, outras frutas também são indicadas para o período antes de dormir, como abacate, kiwi e maracujá.