Janeiro Branco: por que saúde mental no local de trabalho importa?

Diferentes situações podem desencadear sofrimento psicológico no ambiente de trabalho. Especialista dá dicas para prevenir complicações mentais

O ambiente de trabalho pode ser desafiador para a saúde mental. Seja você uma pessoa recém-chegada ou com anos de experiência, diferentes motivos têm potencial para desencadear questões psicológicas. Janeiro branco é uma campanha que convida a refletir a questão.

Dados publicados em junho de 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, em 2019, um bilhão de pessoas viviam com transtornos mentais e 15% da população adulta em idade laboral sofria com algum transtorno.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Outra publicação científica da organização evidencia um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão pós-pandemia, situação gerada pelas consequências do isolamento social necessário à prevenção da Covid-19.

Os números evidenciam por que discutir saúde mental no ambiente de trabalho é importante. Nessa esteira, a OMS recomenda o treinamento de funcionários de liderança para prevenir ambientes de trabalho estressantes.

Como o ambiente corporativo pode ser nocivo à saúde mental?

Sobrecarga de atribuições, tarefas estressantes, cobranças em excesso, preconceito e discriminação são exemplos do que pode desencadear sofrimento psicológico e/ou emocional no trabalho.

Para evitar que determinadas situações aconteçam ou se perpetuem, uma estratégia é ter uma equipe harmoniosa, com líderes empáticos e profissionais capazes de lidar com conflitos internos e demandas pessoais.

Segundo a psicóloga Cecília Gomes de Melo, um ambiente nocivo pode impactar relações, autoestima e gerar adoecimentos graves. É o caso do burnout, síndrome ocupacional resultado de estresse e exaustão crônicas na vida profissional.

"O burnout e seu aumento desacerbado nos últimos dois anos mostram como os ambientes corporativos estão impactando a saúde mental do trabalhador", opina a especialista.

"Com o avanço da tecnologia e do home office, o ambiente de trabalho não se limita só ao estar na empresa, ele se expande para a vida toda do funcionário".

VEJA 5 dicas para manter a saúde mental dos colaboradores na empresa

Por que um ambiente de trabalho saudável é importante?

Diagnósticos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou burnout podem ser agravados pelas condições de trabalho. Produtividade e bem-estar social estão atrelados. Se o ambiente de trabalho tem sintomas de toxicidade, as entregas de toda a equipe podem diminuir.

Além disso, uma vida pessoal equilibrada pode estar relacionada à vida profissional. Esforços para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável são importantes para a melhor qualidade de vida dos membros das equipes de produção.

“Por ser um ambiente que alcança tantas áreas e papéis na vida, a sua influência e impacto também acompanham. Pensar e refletir o que seria um ambiente de trabalho saudável vem de entender esse papel central na vida das pessoas”, completa Cecília.

Saúde mental no trabalho: o que a legislação diz sobre o assunto?

Em 27 de março de 2024, foi sancionada a lei nº 14.831, que estabeleceu o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. O reconhecimento é concedido pelo Governo Federal às empresas que atendam a determinados critérios de promoção da saúde mental de seus trabalhadores.

Dentre as práticas destacadas pela certificação, estão:

  • a implementação de programas de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho;
  • a oferta de acesso a recursos de apoio psicológico;
  • o combate à discriminação e ao assédio; e
  • o incentivo à prática de atividades físicas e de lazer.

Saúde mental no trabalho: o que gestores podem fazer?

Uma equipe preparada para lidar com questões psicológicas que podem surgir é uma questão importante na promoção de um ambiente de trabalho saudável.

Para Cecília Gomes de Melo, é importante lembrar do mínimo esperado em relação ao tratamento com a pessoa colaboradora.

“O mais importante e primário para pensar em cuidado com a saúde mental do trabalhador é o básico: respeitar horários de descansos e o horário da carga horário individual de cada colaborador, entendendo que isso não se resume só ao ato de estar no trabalho, mas também nas outras formas de contato”, comenta.

A profissional também aponta como atitudes básicas a promoção de ambientes de trocas emocionais constantes e abertas; a cessão de ferramentas que permitam o cumprimento de metas estabelecidas; e a promoção de um ambiente seguro e sem violências estruturais, como discriminações.

“Depois dessa base, pode-se pensar em investir em programas de qualidade de vida e saúde do trabalho. Cuidar da base também é cuidar da saúde mental”, finaliza.

Saúde mental no trabalho: a quem recorrer em caso de dificuldades psicológicas no trabalho?

Caso perceba que seu trabalho está afetando sua saúde mental, é importante ter uma rede de apoio. Recorra também às suas pessoas de confiança fora do âmbito trabalhista.

Para ajuda profissional, você pode contatar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Em Fortaleza, também há, pelo menos, sete outras opções de apoio mental acessíveis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar