Rede pública do RJ deve ter Ozempic a partir de 2026; entenda
Secretário da saúde, Daniel Soranz é o coordenador do estudo que avaliará a utilização do Ozempic no combate à obesidade, uma promessa eleitoral. EntendaCumprindo uma das promessas da campanha eleitoral, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro publicou decreto para a criação de um grupo de trabalho que deverá apresentar estudos para o fornecimento de semaglutida – substância do Ozempic – na rede municipal de saúde.
Objetivo é utilizar o medicamento no combate à obesidade nas Clínicas da Família. Ele só será implantado após o resultado do estudo, que deve ser apresentado ao prefeito em 90 dias.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O secretário da saúde e coordenador do estudo, Daniel Soranz, afirmou que já está em contato com quatro laboratórios para aquisição. O Ozempic deve começar a ser aplicado em janeiro de 2026 nas clínicas da Família.
"Já estamos conversando com a Novo Nordisk - empresa dinamarquesa que produz o Ozempic - e outras três empresas que vão fabricar o remédio após a quebra da patente”, informou ele ao portal g1 Rio de Janeiro.
Canetas para emagrecer? Saiba tudo sobre Ozempic e outros medicamentos
'Ozempic' na rede pública: uso será autorizado por médico
Os pacientes que desejarem fazer o tratamento com Ozempic terão que ter autorização do médico que o acompanha com regularidade. Somente ele poderá decidir se o paciente pode ou não usar o medicamento.
Atualmente, o Ozempic custa até R$ 1.200 nas farmácias, mas com a quebra da patente há a expectativa da redução dos preços e a popularização do medicamento.
Disponibilização de 'Ozempic' foi promessa de campanha de Eduardo Paes
No período das eleições municipais de 2024, o então candidato à reeleição, Eduardo Paes, incluiu a disponibilização de Ozempic na rede pública de saúde do município como uma das promessas da campanha eleitoral.
Em seu discurso de posse, ele ressaltou a importância do medicamento para o combate à obesidade.
"As pessoas tratam isso de uma maneira, em geral, jocosa, mas isso é muito importante. Vamos ouvir o Daniel (Soranz). E a gente vai olhando a história do que significa a obesidade vista, mas não sob o ponto de vista estético, mas de saúde pública, é muito importante", disse o prefeito, em entrevista ao g1 Rio de Janeiro após a posse.
Ozempic: VEJA como saber se o medicamento é falso
Como funciona o Ozempic, medicamento usado para perda de peso?
O Ozempic funciona atuando no sistema nervoso central, ativando hormônios que geram saciedade. Como consequência, as canetas reduzem o apetite, resultando em um corpo mais magro ao longo de semanas sem que o paciente tenha de seguir uma dieta ou rotina de exercícios.
O fármaco possui formato semelhante a uma caneta, é injetado com uma pequena agulha na barriga ou no braço do paciente e possui três tipos de dosagens: 0,25 mg, 0,50 mg e 1 mg. (Com Isabel Prado)