Lotes de Mucilon são recolhidos por terem toxina; veja lista e o que fazer

Nestlé anuncia o recolhimento de lotes do "Meu Primeiro Lanchinho" após identificar níveis de aflatoxinas acima do permitido por lei

Com foco no público infantil, o produto ‘Meu Primeiro Lanchinho’, da linha Mucilon da Nestlé, terá lotes recolhidos após testes detectarem níveis elevados de aflatoxinas — substâncias tóxicas produzidas por fungos — acima do permitido pela legislação brasileira, conforme anunciou a empresa.

O snack introdutório voltado para crianças teve os lotes afetados identificados nos sabores Snack Morango e Banana e Snack Laranja e Banana.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O recolhimento dos produtos está sendo realizado de forma gradual. Já os lotes que não apresentam contaminação continuam disponíveis para venda normalmente.

Aflatoxinas: o que são e por que representam um risco?

Aflatoxinas são compostos tóxicos produzidos por fungos do gênero Aspergillus. Essas substâncias, conhecidas por serem genotóxicas e cancerígenas, podem causar micotoxicoses, que afetam humanos e animais de forma aguda ou crônica.

De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), a exposição a aflatoxinas através da alimentação deve ser minimizada ao máximo, devido aos seus riscos.

As aflatoxinas são encontradas em alimentos como amendoim, nozes, milho, arroz, figos, especiarias, óleos vegetais brutos e grãos de cacau, geralmente como resultado de contaminação fúngica antes ou depois da colheita.

Entre os vários tipos de aflatoxinas, a aflatoxina B1 é a mais comum em alimentos e uma das mais potentes em termos genotóxicos e cancerígenos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há evidências de que essas substâncias podem causar câncer de fígado em humanos.

Nestlé esclarece: sem risco de toxicidade aguda

Em comunicado, a Nestlé tranquilizou os consumidores, afirmando que o produto ‘Meu Primeiro Lanchinho’ não apresenta risco de toxicidade aguda. Para que uma intoxicação ocorresse, seria necessário o consumo diário de 18 kg do produto (equivalente a 508 pacotes de 35 g) por um período de 1 a 3 semanas.

“As quantidades de aflatoxina encontradas nos produtos estão muito abaixo do necessário para causar qualquer reação aguda ou imediata. Portanto, não há previsão de toxicidade aguda para os consumidores”, afirmou a empresa.

Quais lotes foram contaminados e o que fazer?

A Nestlé informou que grande parte da distribuição dos lotes contaminados já foi suspensa. A orientação para consumidores que possuam produtos incluídos no recolhimento é não consumi-los e entrar em contato com o atendimento ao cliente para realizar a devolução gratuita e obter o reembolso.

Os canais de atendimento disponibilizados pela Nestlé são:

  • E-mail: faleconosco@primeirolanchinho.com.br
  • Telefone: 0800-761-2500 (funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h).

Confira abaixo a lista completa de lotes contaminados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar