HIV/Aids: onde tomar PEP e fazer exame da IST de graça em Fortaleza

Confira onde fazer testagem para HIV/Aids, além de informações sobre a profilaxia pós-exposição ao HIV, conhecida como PEP, na capital do Ceará

No Brasil, a chegada de dezembro marca o mês de conscientização contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). Conhecido por “dezembro vermelho”, o período foca na prevenção e assistência das pessoas infectadas com o HIV.

PARA SABER MAIS | Entenda o que é PrEP, PEP e HPV

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o Ministério da Saúde, 92% das pessoas em tratamento no País já atingiram o estágio de “indetectáveis”. Na prática, o termo significa o estado em que o indivíduo não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida, sem manifestação dos sintomas da Aids.

Em Fortaleza, capital do Ceará, 15.209 pacientes são acompanhados pelo Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE). De janeiro a outubro de 2024, o Município realizou 130.530 testes de detecção de HIV, sendo 86.360 testes rápidos e 44.170 convencionais nos postos de saúde.

Confira a seguir como fazer exames gratuitos da IST em Fortaleza e mais.

Dia de combate à aids: quando o HIV chegou ao Ceará | VEJA REPORTAGEM

HIV/Aids: sintomas

Após a infecção pelo vírus, o Ministério da Saúde alerta que os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por esse motivo, a maioria dos casos passa despercebida.

Na primeira fase, chamada de infecção aguda, a incubação do HIV acontece em período que pode variar entre três a seis semanas.

O período assintomático, que pode durar anos, é marcado “pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus”.

No início da fase sintomática, percebe-se uma alta redução dos linfócitos T CD4+ (glóbulos brancos do sistema imunológico). Estes chegam a ficar abaixo de 200 unidades por milímetro cúbico de sangue.

HIV/Aids: onde tomar PEP em Fortaleza?

Na Capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca que a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é fornecida em Fortaleza somente pelo Hospital São José.

  • Endereço: Rua Nestor Barbosa, 315 - Parquelândia

O que é PEP? E PrEP?

O Ministério da Saúde descreve a função da PEP como “uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV”. Ela pode ser usada nas seguintes situações:

  • Violência sexual;
  • Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento);
  • Acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

Nesse caso, a profilaxia deve ser iniciada em, no máximo, 72 horas após a exposição, usando por base o uso de medicamentos antirretrovirais. Ela se mantém por 28 dias, com o devido acompanhamento da equipe de saúde e realização de exames.

Convivendo com HIV: a experiência de quem convive com o diagnóstico em três décadas diferentes | ENTENDA

PrEP (Profilaxia Pré-Exposição)

Por outro lado, a PrEP, ou Profilaxia Pré-Exposição, consiste na ingestão de comprimidos antes da relação sexual. Logo, o seu uso permite ao organismo estar preparado para um possível contato com o HIV.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a PrEP combina dois medicamentos (tenofovir + entricitabina). O seu uso é capaz de bloquear alguns “caminhos” que o vírus usa para infectar o organismo.

Em Fortaleza, as unidades que realizam testagem também são responsáveis, caso necessário, pelo acompanhamento e tratamento, com o esclarecimento de dúvidas sobre a profilaxia pré-exposição.

HIV/Aids: onde fazer exame de graça?

A SMS informa que a cidade de Fortaleza dispõe de uma rede que possibilita exames convencionais, rápidos e autotestes para detectar o vírus da imunodeficiência humana (HIV), sífilis, e hepatites B e C, dentre outros.

Os testes são gratuitos e seguem protocolos individuais, com oferta nos 134 postos de saúde e nos serviços ambulatoriais especializados (SAEs), além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) Emanuel Gomes Pinto.

Atualmente, a Capital possui sete SAEs gerenciados pelo Município e mais dois em parceria com universidades locais. Os atendimentos nesses espaços são ambulatoriais, e funcionam de segunda a sexta-feira.

No caso dos SAEs, é necessário agendamento prévio do paciente.

Endereços dos SAEs

  • CTA/SAE Emanuel Gomes Pinto - Rua Jacinto de Matos, 944, Jacarecanga
  • SAE Escola de Saúde da Faculdade Christus - Rua Vicente Linhares, 308, Aldeota
  • SAE do Hospital Distrital Gozaga Mota do José Walter - Avenida D, 440, 2ª etapa, Conjunto Jose Walter
  • SAE do Hospital Distrital Gozaga Mota de Messejana - Av. Washington Soares, nº 7770 - Messejana
  • SAE Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI Unifor) - Rua Desembargador Floriano Benevides, 221, Edson Queiroz
  • SAE Policlínica João Pompeu Lopes Randal (Jangurussu) - Rua Estrada do Itaperi, 146, Passaré
  • SAE Policlínica Lusmar Veras (Jóquei) - Avenida Carneiro de Mendonça, 1583, Jóquei Clube
  • SAE Policlínica Luiz Carlos Fontenele (Passaré) - Avenida Juscelino Kubitschek, 5509, Passaré

Infecções sexualmente transmissíveis: SAIBA onde fazer testes gratuitos em Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar