Dieta do ovo: saiba tudo sobre a nova 'moda' entre os influencers

Compartilhada por famosos nas redes sociais, a dieta do ovo foi desenvolvida com o objetivo de influenciar na perda de peso; entenda riscos

22:12 | Nov. 28, 2024

Por: Penélope Menezes
Dieta do ovo: saiba como funciona a dieta do ovo, popularizada por influenciadoras, e seus potenciais riscos. Na foto, Virgínia Fonseca (foto: Reprodução/Instagram@virginia; Freepik)

Com o nascimento de seu terceiro filho, a influenciadora Virgínia Fonseca passou a compartilhar nas redes sociais a sua nova dieta. A prática consiste em um regime alimentar restrito, focado no consumo diário de 20 ovos.

A decisão de Virgínia em relação à perda de peso repercutiu e virou moda entre as influenciadoras digitais. Uma delas, Duda Guerra, de 16 anos, publicou em seu perfil no Instagram o início da "dieta do ovo".

“Meu café da manhã é o meu pré-treino, então sempre adiciono uma fatia de pão para me dar mais energia. Neste omelete tem 5 ovos, só que eu uso uma gema só e todo mundo me pergunta por quê”, começa Duda, explicando aos seguidores.

“Basicamente, a gema é a gordura do ovo. Como estou evitando ganhar gordura nesse processo, eu tiro as outras”, completa.

Mas a prática realmente influencia na perda de peso? Entenda os riscos e benefícios da dieta do ovo a seguir.

Virgínia e Zé Felipe ostentam decoração de Natal com direito a neve simulada | VEJA

Dieta do ovo: o que é?

Popularizada entre os influenciadores, a dieta do ovo “é uma versão mais restrita da dieta Lowcarb”, afirma a nutricionista Raiza Frota.

“Consiste em uma restrição de carboidratos da alimentação, onde as calorias da dieta provenientes de carboidratos chegam no máximo até 40%”, descreve.

Contudo, alerta a profissional, a dieta não pode ser feita exclusivamente de ovos. Nesses casos, outros alimentos podem ser consumidos, desde que possuam um baixo teor de carboidratos - “mas em todas as refeições, o ovo está presente”.

Ovos: comer muitos faz mal? Tem limite? VEJA novo estudo

Dieta do ovo: benefícios e riscos

A nutricionista é categórica: “não existem benefícios da dieta do ovo comprovados que sejam superiores a uma dieta saudável e equilibrada”.

Não existe comprovação, por exemplo, de que ela seja capaz de “emagrecer” mais o indivíduo do que outras dietas, desde que estas sejam bem-feitas e orientadas por profissionais.

Os perigos da ingestão de chás e remédios com o propósito de emagrecimento | ENTENDA

“Os riscos já são maiores, pois quando você come um único e exclusivo alimento, deixa de consumir outros nutrientes e pode ter deficiência de vitaminas e minerais que não estão presentes no ovo”, alerta Raiza Frota.

Apesar de ser uma fonte de proteína, o ovo também é fonte de gorduras e possui praticamente a mesma quantidade dos dois, o que pode ser prejudicial para algumas pessoas. “Nem sempre quanto mais proteína melhor”, diz.

Existem contraindicações na dieta do ovo?

A profissional considera que toda dieta ou estratégia nutricional deve ser individualizada e, no caso da dieta do ovo, não seria diferente.

Alguns grupos devem tomar um cuidado especial como:

  • Crianças;
  • Adolescentes;
  • Pessoas com dislipidemias (alteração no colesterol);
  • Gestantes;
  • Pacientes com doenças renais, entre outros.

Dieta do ovo: quantos ovos podem ser consumidos?

“Não temos recomendação de um alimento específico”, explica Raiza. “O que temos é uma recomendação de proteína, que pode variar de acordo com a idade, sexo, doenças e objetivo”.

Nesse contexto, a quantidade é calculada em gramas para cada quilo de peso. Contudo, todo tipo de proteína entra na conta, não apenas a relacionada ao ovo.

Dieta do ovo: quais alimentos ajudam a balancear?

A profissional destaca que os alimentos necessários para a ajudar a balancear o costume de ovos seriam os mesmos utilizados para “uma dieta equilibrada”. São eles: frutas, legumes, cereais integrais e outras fontes de proteína.

Dieta do ovo: quais influencers seguem?

Confira algumas influenciadoras que seguem a dieta do ovo e já compartilharam sua rotina nas redes sociais.

Virgínia Fonseca

Enquanto Virgínia segue na dieta, a influenciadora já publicou registros mostrando que as duas filhas também decidiram copiar os hábitos alimentares da mãe.

“Mariazinha (Alice) não comia ovo! Foi ver eu e a Florzinha comendo, que ela começou a comer lá em Mangaratiba”, escreveu em publicação na rede social. “Agora tô dividindo meus ovos com as crias”, brincou.

Duda Guerra

A influenciadora Duda Guerra, namorada de Benício Huck, filho de Angélica e Luciano Huck, também levou sua dieta até as redes sociais. O novo cardápio foi divulgado pela jovem, de 16 anos, com a legenda “tem ovo para a vida inteira aqui”.

Gracyanne Barbosa

Outra influenciadora que decidiu mostrar as vantagens da dieta à base de ovo foi Gracyanne Barbosa. A mulher é conhecida como uma “musa fitness” pelos seguidores.

“Geralmente, como em cada refeição: 10 ovos + 150 gramas de batata-doce + salada. Às vezes, 200 gramas de peixe ou frango, em vez do ovo, mas sou apaixonada por ovos. Quando não como, sinto falta”, revelou em 2020, em seus Stories no Instagram.

Thalita Zampirolli

A atriz Thalita Zampirolli também entrou na lista de influenciadoras que decidiram aderir à “dieta do ovo”. No entanto, a prática foi alvo de críticas em sua rede social.

“É muito triste ver isso: mulheres me atacando, homens me atacando. Eu uso meu tempo para evoluir, para produzir, não para atacar e criticar as pessoas”, lamentou Zampirolli.

“Quem come ovo automaticamente precisa tomar anabolizantes? Eu nunca tomei. Eu como meus ovos para poder manter minha massa magra: faz parte da minha dieta”, disse.

Culinária: CONFIRA 5 receitas práticas com ovo para incluir na dieta