Cuecas e calcinhas: dormir com ou sem roupa íntima; o que é mais saudável?

Antes de escolher a melhor forma de se vestir para uma noite de sono é importante conhecer os riscos e os benefícios do uso de roupas íntimas

Ter oito horas de sono e evitar cafeína antes de dormir são dicas conhecidas para uma boa noite de descanso. Assim como elas, quando o assunto é dormir com ou sem roupa íntima, especialistas apontam que existem benefícios para ambas as escolhas e muito depende de características individuais.

SAIBA como melhorar a qualidade do seu sono e dormir bem

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Algumas pessoas defendem o uso de cueca ou calcinha para dormir como questão de higiene ou até por tabus culturais. Recentemente, o ator global Nicolas Prattes comentou no programa de TV Lady Night, apresentado por Tatá Werneck, que não usa cueca em casa, acentuando a discussão entre os adeptos do sono sem roupa e os contrariantes.

Embora a ação cause estranheza, o urologista Francisco Eugênio de Vasconcelos, formado pelo Hospital Geral de Fortaleza, afirma que, “no ponto de vista urológico, não existe exatamente uma contra indicação e nem parece ter riscos aumentados ao dormir sem a roupa íntima”.

LEIA TAMBÉM | Sono: como calcular as fases para acordar melhor?

Quais os benefícios de dormir sem roupas íntimas?

De acordo com o urologista, a literatura sobre a prática de sono sem cueca ou semelhantes não aponta grandes variações. No entanto, alguns podem ter um aumento na qualidade do sono dessa forma.

Dormir sem roupa íntima “permite uma temperatura mais baixa do organismo”. “A pessoa consegue chegar facilmente a um sono mais profundo e a frequência cardíaca pode ficar um pouco menor”, diz o especialista.

Para outros, isso pode ter efeito contrário. O frio pode prejudicar a alguns na hora do sono, sendo esta uma questão pessoal.

Outro possível benefício envolve a saúde reprodutiva masculina. A produção de espermatozoides é otimizada em temperaturas mais baixas; por isso, o sistema reprodutivo masculino é externo. A hipótese é que a não utilização das roupas íntimas por um período facilitaria a espermatogênese.

No caso das calcinhas, também não existe uma especificação para a melhor maneira de dormir. O indicado para ambos é manter a roupa íntima sempre limpa e ter atenção na higiene da região.

Saúde íntima: veja quais são as recomendações médicas

A regra universal é que todos mantenham uma higiene tanto do órgão genital quanto das roupas, a fim de evitar complicações. Especialistas reforçam ser necessário retrair o prepúcio — prega cutânea que recobre a glande — para a limpeza íntima masculina durante o banho.

Com o cuidado é possível prevenir tanto problemas mais simples, como feridas e irritações, até questões graves, como o câncer peniano.

Para a saúde ginecológica, é necessária a higienização aproximadamente três vezes por dia para evitar complicações recorrentes, por exemplo, a infecção urinária. Em mulheres essa infecção é mais comum por conta da proximidade anatômica do ânus e da uretra. Além disso, o ideal é não prender a urina nem tornar o local abafado.

Veja também | 5 dicas para evitar a infecção urinária após praia ou piscina

Torção de testículo: uso de cueca influencia na torção?

Torção testicular pode ser cientificamente definida como uma interrupção do suprimento sanguíneo testicular causada pela rotação do cordão espermático. De forma objetiva, o testículo do paciente gira em torno do próprio eixo dentro do saco escrotal.

A torção não tem comprovação de ser influenciada pela ausência de cuecas ao dormir. Ela está relacionada com fatores anatômicos de cada indivíduo. “É um testículo que muitas vezes não está tão bem fixado na bolsa testicular e pode rodar”, afirma Vasconcelos.

A situação é considerada de emergência médica, pois, além da dor intensa, pode gerar a perda do testículo caso não seja tratada com rapidez. O ideal é que os acometidos passem por uma cirurgia de fixação do testículo, mesmo quando houver a reversão manual do quadro.

Quando diagnosticado cedo — geralmente, em até seis horas — o paciente tem menos impactos negativos para a fertilidade e para a produção de testosterona.

Sintomas da torção de testículos

É importante buscar ajuda em hospitais com aparelhos de ultrassonografia para não confundir a torção de testículos com complicações de sintomas semelhantes, como a orquite. Veja os principais sinais da torção de testículo:

  • Dor aguda no saco escrotal;
  • Inchaço e vermelhidão no local;
  • Náuseas e vômitos; e
  • Sensação de temperatura elevada no testículo afetado.

Existem dois picos de incidência para a torção de testículos: na infância e na adolescência. Quanto à prevenção, o urologista Eugênio Filho Vasconcelos ressalta que não existem medidas protetoras e a recomendação em caso de suspeitas é a busca por assistência médica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar