Veja os 4 aparelhos mais sujos das academias e cuidados recomendados
Pesquisadores analisaram quais são os aparelhos mais sujos da academia e listou algumas dicas de higiene em locais de uso coletivo; veja
23:27 | Out. 07, 2024
Tudo que é de uso coletivo necessita de cuidados redobrados com higiene. Um desses locais é a academia, espaço utilizado para a práticas de exercícios que ajudam na saúde física, mas que também necessita de alguns cuidados específicos de higiene.
Sobre isso, uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisou quais são os aparelhos mais sujos e como prevenir doenças.
LEIA MAIS | Fazer exercícios à noite atrapalha o sono?
"A academia deve fazer a limpeza e a desinfecção dos aparelhos de malhar: chão, paredes e banheiros. O estabelecimento também deve fornecer insumos necessários para a higienização pelos usuários" esclarece o professor da Faculdade de Enfermagem da UFJF, André Luiz Alvim, responsável pelo estudo.
Higiene nas academias: quais são os aparelhos mais sujos?
A pesquisa produzida pela UFJF analisou academias na própria cidade e, segundo eles, realizaram dezenas de testes para identificar os aparelhos mais sujos. Confira lista abaixo:
- Barra de agachamento;
- Halter de 8kg;
- Máquina de hack squat;
- Máquina de leg press;
Higiene nas academias: confira dicas de alguns cuidados
Conforme o estudo, os pesquisadores afirmam que para prevenir doenças transmitidas por meio de bactérias, fungos ou vírus, é necessário a limpeza de todos os equipamentos antes de utilizá-los e mais alguns cuidados específicos, veja:
- Usar álcool 70% na limpeza de equipamentos;
- Não compartilhar garrafa de água;
- Evitar passar a mão no rosto;
- Usar toalha própria sob as superfície dos aparelhos.
Os mitos da saúde feminina: SAIBA o que é verdade e mentira?