Colágeno: para que serve, como tomar, benefícios para pele e mais

Conheça a proteína colágeno e suas propriedades, além das maneiras de consumi-la, efeitos no corpo e polêmicas envolvendo produtos

Promovendo bem-estar e uma pele firme, a hashtag #collagen alcançou 1,4 milhão de visualizações na rede social TikTok e já transformou o colágeno, proteína relacionada à elasticidade da pele, em conteúdo viral.

A maioria das gravações, compartilhadas por influenciadores, apresenta tutoriais com bebidas e suplementos de colágeno. No meio das produções, as empresas responsáveis pelos produtos também mantêm perfis na rede com patrocinadores famosos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em publicação com a atriz Jennifer Aniston, embaixadora da marca “Vital Proteins”, o perfil da empresa chegou a 4,2 milhões de visualizações. O número é maior do que a própria hashtag da proteína colágeno no TikTok.

Quer saber mais sobre a proteína que se tornou assunto nas redes sociais? Conheça o colágeno e confira dúvidas frequentes sobre produtos relacionados.

Skincare para começar 2024: VEJA 10 dicas para pele segundo esteticista

Colágeno: o que é?

“O colágeno é uma proteína formada por meio da junção de vários aminoácidos e fabricada por uma célula que existe em nossa pele, chamada de fibroblasto”, define Genucia Matos, médica dermatologista e professora de Dermatologia do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Ele (colágeno) faz parte da nossa pele, do nosso cabelo e das nossas unhas”, exemplifica a dermatologista. “E à medida que nós vamos envelhecendo, temos uma degradação dessa proteína e vão surgindo todos os sinais do envelhecimento, como o afinamento da pele, a perda da elasticidade, as rugas, a flacidez”.

Matos destaca que, com o passar do tempo, o processo de glicação acontece, ou seja, o colágeno vai agregando as moléculas de glicose (açúcar) e estas atrairão água, alterando a forma do colágeno e perdendo a sua funcionalidade.

Colágeno: como tomar e para que serve?

A suplementação por via oral do colágeno é descrita por Genucia Matos como um tema “muito controverso” entre os dermatologistas. “Alguns acham que deve ser feito, já outros acham que não tem muito valor”, considera.

A profissional explica que consumir apenas o colágeno, sem fazer nenhum outro tipo de tratamento complementar (como lasers, fios de sustentação e outras substâncias injetáveis), não apresenta muitos benefícios para o paciente.

É bom tomar colágeno todos os dias?

A dermatologista também alerta que quem toma colágeno deve ingeri-lo diariamente: “Não adianta você tomar um comprimido hoje e outro comprimido, outro sachê ou outra goma daqui a não sei quantos dias. Ele precisa ser ingerido todos os dias”.

Adolescente cria sabonete para tratar câncer de pele e ganha prêmio; CONFIRA

Colágeno: qual tomar?

Genucia Matos recomenda a utilização de um colágeno hidrolisado, ou seja, quebrado em pequenas partículas e mais fácil de ser digerido pelo paciente. O produto é oferecido em diversos formatos, mas seu uso deve ser indicado por um profissional adequado e com o devido acompanhamento.

Colágeno: benefícios para pele

Os benefícios destacados pela dermatologista são elencados a seguir:

  • Aumento da elasticidade da pele;
  • Aumento da hidratação;
  • Diminuição das rugas finas;
  • Fortalecimento das unhas.

Colágeno: polêmicas na produção

Em artigo publicado em 2023 no jornal britânico The Guardian, uma investigação conjunta apontou que dezenas de milhares de cabeças de gado criadas em fazendas e responsáveis pela destruição de florestas tropicais no Brasil eram usadas na produção de colágeno

Parte do colágeno foi rastreado até a Vital Proteins, uma propriedade da empresa Nestlé que possui Jennifer Aniston como sua embaixadora.

Em resposta, a Nestlé disse ao veículo de comunicação que as alegações levantadas não estavam de acordo com o seu compromisso com o fornecimento responsável e que entrou em contato com seu fornecedor para investigar.

A investigação conjunta inclui, além do jornal britânico, o Bureau of Investigative Journalism, o Center for Climate Crime Analysis (CCCA), ITV e O Joio e O Trigo.

Sobre a funcionalidade do colágeno na prática, um artigo publicado na Harvard Health Publishing pela pesquisadora de dermatologia Payal Patel destaca “uma revisão e análise de 19 estudos, publicada no International Journal of Dermatology, que teve um total de 1.125 participantes”.

“Aqueles que usaram suplementos de colágeno viram uma melhora na firmeza, elasticidade e teor de umidade da pele, com rugas parecendo menos perceptíveis. Isso parece promissor, mas não está claro se essas melhorias na pele foram realmente devido ao colágeno”, apresenta a autora.

“A maioria dos testes usou suplementos disponíveis comercialmente que continham mais do que colágeno”, completa.

Colágeno: o que também pode ser usado?

“A ingestão do colágeno oral vai ajudar bastante, mas se eu tivesse que dar um conselho para as pessoas mais jovens é que elas usassem filtro solar”, sugere Genucia Matos. “O grande vilão do nosso envelhecimento é o Sol”.

A dermatologista detalha que o uso do filtro solar diminui a quantidade de radiação ultravioleta sobre a pele, reduzindo a produção de radicais livres, que são substâncias capazes de danificar células ainda viáveis e que aceleram o processo de envelhecimento.

Outro aspecto a ser considerado é o contato com um profissional adequado para orientações sobre o melhor colágeno e por quanto tempo ele deve ser usado.

Protetor solar para rosto: VEJA os 10 melhores indicados por dermatologista

Quem não pode tomar colágeno?

Matos avisa que alguns colágenos vêm associados à proteínas marinhas, como derivados de algas e cartilagem de animais. Logo, é preciso estar atento para a composição do produto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar