Creatina: veja como é o efeito do suplemento no corpo

O suplemento melhora a disposição e execução de atividades físicas. Entenda como funciona a creatina no organismo

O uso da creatina ganhou popularidade no período pós-pandemia. Como observa o nutricionista esportivo e clínico Mateus Cardoso: “a maior procura pela suplementação mostra a maior procura da população por um estilo de vida mais saudável”.

A creatina é um aminoácido que já se tem no organismo; então, entenda o porquê de os nutricionistas recomendarem o uso dessa suplementação e como ela funciona no corpo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O quê é a creatina?

É um aminoácido presente nos músculos, funcionando como um reservatório energético para situações que exigem mais energia rápida do corpo. A creatina é formada no organismo a partir de três aminoácidos (glicina, metionina e arginina), os blocos de construção das proteínas.

Ela serve como um combustível para os músculos esqueléticos e pode promover o crescimento muscular quando combinada com o exercício físico. É produzida no fígado e nos rins, mas também é possível de obter através da dieta ao consumir carne vermelha, peixe e frango.

Ao longo do dia, o corpo reabastece naturalmente a creatina em seus músculos. No entanto, a quantidade presente no organismo pode não ser o suficiente para o indivíduo.

Dependendo da idade da pessoa e do ganho muscular que ela almeja alcançar é necessária uma suplementação. Por isso, os nutricionistas recomendam que seus pacientes façam o uso da creatina em pó, caso necessário.

O armazenamento da substância ocorre, principalmente, nas fibras musculares, e uma parte menor vai para o cérebro.

Qual o efeito da creatina no corpo?

O estudante de Nutrição, Emmanuel Gomes comenta que consome a creatina probiótica, receitada pelo seu nutricionista com a dosagem adequada ao seu corpo e à sua meta de treinos. “Uso para melhorar minha performance na musculação, porque eu pretendo competir em campeonatos de fisiculturismo”.

O nutricionista Mateus Cardoso comenta que “fazer a ingestão de creatina por meio da alimentação ou da suplementação aumenta o estoque de creatina dentro do músculo”. O processo resulta na aceleração do ganho muscular e na recuperação de força e energia durante os exercícios físicos, como relata o estudante de Educação Física João Ícaro, que usa creatina há quatro meses.

Além dos efeitos fisiológicos, a suplementação de creatina proporciona uma melhora na cognição,na atenção e na memória de quem a utiliza.

⁠A creatina pode ser usada por todos os grupos e faixas etárias, a única exigência é que o paciente tenha uma boa hidratação e que o uso seja combinado com um estilo de vida saudável, com prática de atividades físicas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar